quinta-feira, 15 de julho de 2021

EUA adverte sobre risco de síndrome rara associada à vacina da Janssen

 

Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação




A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA) atualizou o rótulo da vacina anticovid da Janssen na segunda-feira (12), a fim de alertar para o risco de um raro distúrbio neurológico conhecido como Síndrome de Guillain-Barré.

A doença foi observada em pessoas imunizadas recentemente, atingindo 100 pacientes entre os quase 13 milhões de norte-americanos que receberam a vacina da Johnson & Johnson. Segundo a FDA, 95 dos afetados precisaram ser hospitalizados, e uma pessoa veio a óbito. A maioria dos casos ocorreu duas semanas após a aplicação da vacina em homens acima dos 50 anos.

Para o órgão regulador, ainda não está claro se a vacina está de fato ligada ao recente aumento dos casos da síndrome no país. Ainda assim, a FDA diz apoiar “fortemente a conscientização sobre os sinais e sintomas de eventos raros para garantir que eles possam ser identificados rapidamente e tratados de forma eficaz”.

– Hoje, o FDA está anunciando revisões nas fichas técnicas do receptor da vacina e do provedor de vacinação para a vacina Covid-19 da Johnson & Johnson (Janssen), para incluir informações relativas a um risco maior observado de síndrome de Guillain-Barré após a vacinação – declarou a agência à CNN.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que leva o sistema imunológico a atacar, por engano, algumas células nervosas. Entre os sintomas estão perda de sensibilidade e força muscular e, às vezes, paralisia temporária da musculatura, podendo ser fatal quando os músculos respiratórios são afetados.

Pleno News

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA