quarta-feira, 28 de julho de 2021

Dia do Agricultor: Profissional indispensável como o nosso pão de cada dia



Dia 28 de julho é uma data especial para ressaltar a importância desses profissionais que abastecem o país. Os agricultores são os responsáveis por levar alimento às nossas mesas. O mercado agropecuário fluminense vem se destacando como forte gerador de emprego e renda, funciona como engrenagem fundamental para fortalecer e movimentar a economia. A dedicação de cada agricultor com sua produção é essencial para o abastecimento do estado.

Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE de 2017, existem no estado do Rio mais de 160 mil trabalhadores rurais na produção agrícola para 190 mil hectares em terras cultivadas. A base do agro no estado se dá através da agricultura familiar, são os pequenos e médios produtores que trabalham de sol a sol para que não nos falte alimento.

Com a chegada da nova lei de isenção do ICMS no fornecimento de energia elétrica, o estado do Rio de Janeiro poderá beneficiar pelo menos 30 mil propriedades rurais nos próximos anos. A isenção, no entanto, está condicionada à comprovação anual da exploração da atividade agrícola ou pecuária e de alguns documentos.

- O agronegócio é sinônimo de muito orgulho para o estado. O setor agropecuário, representa grande parte da economia do estado. A Secretaria de Agricultura, parabeniza o trabalhador rural que dia após dia dá o seu suor na lavoura para trazer um alimento de qualidade. O agro conquistou grandes vitórias: batemos a meta na vacinação da febre aftosa, inauguramos o Espaço do Agricultor em Miguel Pereira que será replicado em todos os municípios, e a mais recente conquista a isenção de ICMS sobre energia elétrica nas propriedades rurais do estado. A Secretaria sempre estará andando ao lado do agricultor disponibilizando incentivos através do Agrofundo, para auxiliar na produção e aquisição de equipamentos – ressalta Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

Mesmo em meio às dificuldades da pandemia do novo coronavírus, os agricultores não pararam de trabalhar e seguiram na missão de alimentar, preservar e acima de tudo, dedicar amor a atividade de todos os dias. Foi assim com dedicação que o agricultor Washington Sato de Guapimirim, contornou as dificuldades desse período complicado.

- Sou produtor de milho, aipim, quiabo, feijão e meu carro chefe é a goiaba. Possuo uma pequena agroindústria produtora de goiabada. Nossa produção anual é cerca de 100 ton da fruta. Na pandemia foi um pouco complicado, porém a comercialização foi mantida, não paramos um dia sequer, sempre seguindo com as precauções e protocolos. Com o apoio da Emater-Rio, através do Agrofundo, utilizamos a linha de crédito, Prosperar, que nos ajudou na aquisição de máquinas e equipamentos para a fábrica sendo de fundamental importância para continuarmos atendendo a demanda - explicou o produtor.

O protagonismo feminino vem se destacando cada vez mais. As mulheres vêm conquistando seu espaço no campo e se torna fundamental para a agricultura.

- Trabalhamos com a produção de flores com destaque para girassóis que na minha família vem de geração em geração. Começou com meus avós, depois com meus pais e hoje assumo essa missão ao lado do meu marido Leandro e do nosso filho, Lucas. Temos muito orgulho do nosso trabalho. Passamos por dificuldades por conta da pandemia, mas nunca desistimos. Com a ajuda da linha de crédito, Florescer, foi possível investir na nossa produção que hoje é de 700 molhos de girassol por semana – destacou a produtora Claudia Carvalho Lage, de Miguel Pereira.




Agrofundo

Programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura, operacionalizado pela Emater-Rio, que concede financiamentos a juros baixos a produtores rurais, através de diversas linhas de fomento: Multiplicar, Prosperar, Florescer, Cultivar, Frutificar, Rio Leite, Energia Limpa, Rio Ovinos, Rio Mel e Rio Genética. Desde o início da pandemia até agora, foram mais de 220 produtores beneficiados, totalizando um pouco mais de 4,0 milhões em créditos concedidos.

Saiba como solicitar o benefício

Para solicitar o empréstimo entre em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou através do e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Veja neste link os endereços dos escritórios locais: https://bit.ly/3gzy2rc

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA