domingo, 4 de julho de 2021

Bom Jesus e Itaocara emitem nota sobre lotes de vacinas vencidas

 


Em relação a matéria veiculada no último dia (2/7) pela Folha de São Paulo com o título – Registros indicam que milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid; veja se você é um deles, as prefeituras de Bom Jesus do Itabapoana e Itaocara que foram citadas na matéria jornalística emitiram nota oficial esclarecendo o caso.

De acordo com a matéria do jornal, Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em brasileiros em diversos lugares do país. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados na última sexta-feira (2/7) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Até 19 de junho, os imunizantes com prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 cidades.

Segundo a reportagem, Maringá, no Paraná, foi a cidade que vacinou o maior número de pessoas com imunizantes vencidos: 3.536. Em seguida, estão Belém (PA), com 2.67; São Paulo (SP), com 996; Nilópolis (RJ), com 852; e Salvador (BA), com 824.

No Noroeste Fluminense os municípios de Bom Jesus do Itabapoana e Itaocara foram citados na matéria, na reportagem da Folha de S. Paulo, Bom Jesus aplicou 374 vacinas do lote 4120Z005* com vencimento em (14.abr), já na cidade de Itaocara foram 59 vacinas do lote 4120Z005* com vencimento em (14.abr) .

A prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana emitiu a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana está realizando uma busca ativa pelos usuários do SUS suspeitos de terem tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca, lote 4120Z005, após a data de vencimento.

Já foi apurado que o lote informado venceu no dia 14/04/2021 e a última dose do lote foi aplicada no dia 15/04/2021, com um dia de atraso.

O usuário que tiver tomado a vacina da Astrazeneca em 15/04 deve verificar, em seu cartão de vacina, o lote. Caso seja o lote 4120Z005, ele pode se dirigir à Sala de Vacina para realizar a revacinação ou aguardar o contato da nossa equipe.

Já a prefeitura de Itaocara informou através de nota oficial:





A reportagem da Folha cruzou as bases do DataSus e Sage a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra COVID até 19 de junho.

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal. No total, são 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencida.









COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA