quinta-feira, 13 de julho de 2017

Rio das Ostras na campanha do Julho Amarelo contra hepatites virais

Objetivo é fazer um trabalho de conscientização e estimular testes de hepatite no Município


Neste mês de conscientização sobre hepatites virais, um assunto tão importante que envolve a Saúde, Rio das Ostras entra na Campanha do Julho Amarelo, com atividades direcionadas para população e profissionais da área. Além do alerta sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças, o objetivo é estimular os testes de hepatite no Município.


O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho. Nesta data, haverá uma campanha de testagem para a população em geral. Já no dia 24 de agosto, será realizado um seminário voltado para profissionais e Ong’s. O local ainda está para ser definido.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, Bianca Monteiro, em Rio das Ostras os testes de hepatite são feitos no Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Hospital Municipal, Pronto-Socorro e unidades de saúde. No caso de teste positivo, os usuários são encaminhados ao SAE para testes confirmatórios e tratamento.

Dentro do programa, atualmente são 23 usuários diagnosticados com hepatite B e 95 com hepatite C, e estão em tratamento.

A coordenadora explica, ainda, que as hepatites virais são uma relevante questão de saúde pública no Brasil e no Mundo, pois atingem vários segmentos populacionais e podem ser assintomáticas.
“As hepatites virais causam grande impacto de morbidade e mortalidade no SUS, por isso esse trabalho é importante. A campanha visa a conscientização, orientação da população e o diagnóstico precoce. Permite um tratamento adequado e melhora significativamente a qualidade de vida do indivíduo, sendo também um meio de reduzir a cadeia de transmissão dessas doenças”, completa Bianca.

Em Rio das Ostras, o SAE funciona na Avenida Campomar, s/nº, no Cidade Beira Mar.

TIPOS DA DOENÇA - As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA