sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Natividade decreta estado de emergência hídrica em função da seca

  O município de Natividade, no Noroeste Fluminense, decretou estado de emergência hídrica em função da seca pela qual a cidade vem passando desde o ano passado, diminuindo o volume d'água e chegando quase ao ponto morto dos córregos e nascentes na zona rural. De acordo com a Defesa Civil de Natividade, o nível do rio está abaixo do mínimo que é de dois metros e não é possível medir o atual.

Desde novembro, não chove no município e, de acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Natividade, Maria Inês Miccichelli, o que choveu no mês de novembro não foi suficiente para abastecer o lençol freático. "A única solução possível de médio a longo prazo é o reflorestamento de nascentes em áreas de recarga (áreas onde a água é captada), ou o município poderá entrar em curto prazo em uma situação de semi-árido", alertou a secretária.

  Entre os problemas ocasionados pela falta de chuva no município estão as perdas econômicas dos produtores rurais, mortes de animais, perdas de culturas agrícolas e também perdas de animais silvestres. A secretaria municipal de meio ambiente orienta à população a como se proceder nesse período de estiagem. "Pedimos a compreensão de todos no sentido de evitar desperdício de água, evitar lavar ruas e calçadas e aproveitar toda água possível. Porque o nível do Rio Carangola está muito baixo e se não chover na próxima semana, o município será obrigado a fazer racionamento de água", orientou.

O prefeito de natividade, Robson Rodrigues Barreto, salientou a importância da promulgação do decreto de estado de emergência hídrica. "A publicação do decreto vai possibilitar o governo municipal buscar recursos e apoio junto aos governos estadual e federal para amparar e assistir os produtores rurais prejudicados pela seca", explicou o prefeito.












G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA