segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Campanha de imunização atinge 80% do rebanho em Magé

O Departamento de Saúde Animal da Secretaria Municipal de Agricultura divulgou nesta semana o balanço final da campanha de imunização de bovinos e equinos na cidade de Magé durante o ano de 2014. Através do órgão municipal, a Prefeitura de Magé fornece a vacina, orientação e suporte técnico na área da pecuária para pequenos produtores gratuitamente.
O veterinário Paulo Cézar Rosa, que executa o atendimento nas propriedades, revela que "foram 10.500 vacinas e com isso, Magé é um dos poucos municípios que imuniza além do determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento".
O calendário obrigatório prevê a imunização contra a febre aftosa que ocorre duas vezes ao ano: em maio para bezerros até dois anos, e em novembro para o rebanho de todas as idades, totalizando 2.000 animais atendidos. E também a vacina contra a Brucelose que é uma doença que provoca aborto e infertilidade e pode ser transmitida ao ser humano por contato direto com animais infectados, carne mal passada, leite e derivados não pasteurizados.
Por isso, foram vacinadas mil vacas de três a oito meses como método preventivo. Doenças desse tipo impactam diretamente na economia porque impedem a comercialização da carne bovina e seus derivados, assim como impossibilita a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que é emitida pela Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável.
Além dessas vacinas, o governo municipal doa aos pecuaristas as vacinas contra a raiva animal transmitida por morcego herbívoro hematófago. Foram 5.000 bovinos e 500 equinos acima dos três meses imunizados. A campanha ainda imunizou outros 2.000 machos e fêmeas até dois anos de idade contra a Clostridiose, uma doença que provoca morte súbita e pode afetar o ser humano.
De acordo com Aloísio Sturm, secretário de Agricultura Sustentável, "as vacinas são doadas aos pequenos produtores que tem até 100 cabeças de gado. Esse trabalho da Prefeitura eu considero diferenciado e que é desenvolvido com muito sucesso". Ele ainda ressalta que o departamento de Saúde Animal cadastrou todas as propriedades criadoras e oferece o suporte e orientação técnica, desde os cuidados até a alimentação dos animais.
Uma conquista na visão do prefeito de Magé, Nestor Vidal:

- Em 2012 quando lançamos este serviço, com a vacinação contra a febre aftosa, só tivemos condições de atender produtores que tinham até 50 cabeças de gado com meta de vacinar 4.000 animais. Dois anos depois já estamos perto de triplicar esse número, oferecendo um serviço com maior nível de qualidade e ampliado, com acesso também a outras vacinas, documentação e orientação com suporte técnico da equipe de Agricultura, um avanço significativo nesse setor - finaliza o gestor de Magé.












Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA