quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Música, trovas e poesias marcam os 149 anos de nascimento de Euclides da Cunha

Evento foi realizado em frente à herma do escritor, no Centro da cidade. Secretária de Cultura aproveita e anuncia a reabertura da Casa de Euclides da Cunha

Para marcar os 149 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, que nasceu em Cantagalo, em 20 de janeiro de 1866, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu, nessa terça-feira, 20 de janeiro, o ‘Sarau Euclidiano’, que reuniu diversos convidados, além da comunidade, na Praça João XXIII, no Centro da cidade, para lembrar a data com música, poesia e trovas, sendo as trovas e os textos poéticos voltados ao escritor, que ganhou notoriedade no mundo inteiro pela obra ‘Os Sertões’, lançada em 1902.

Realizado em frente à herma (busto em que as costas, o peito e os ombros são cortados por planos verticais) em homenagem ao escritor, o sarau teve participação de poetas e trovadores da cidade, como Rita Márcia Daflon Gama, Adalto Machado, que também representou sua irmã, Dyrce Machado, e Ruth Farah Nacif Lutterbach, que preside, no município, a delegacia da União Brasileira de Trovadores (UBT). Já as músicas, com repertório que destacou a Música Popular Brasileira (MPB), foram interpretadas pela cantora Lilian Mansur Wermelinger. Enquanto a cantora interpretava belas canções, os trovadores e poetas recitavam obras próprias a respeito do escritor.

Na abertura, a secretária municipal de Cultura, Cristiane Robadey, destacou a importância do escritor para o Brasil e o mundo e também se comprometeu a trabalhar para promover outras formas de homenagear Euclides da Cunha. No encerramento, Cristiane Robadey lembrou que a secretaria e seus parceiros querem promover uma programação especial em 2016, quando serão lembrados os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha.

A secretária também anunciou que, a partir de fevereiro, a Casa de Euclides da Cunha, hoje fechada à visitação pública, será reaberta através de uma permissão de uso do imóvel e do museu dentro dele, resultado de documento que será assinado com a Secretaria de Estado de Cultura, já na primeira semana de fevereiro. A Casa de Euclides da Cunha é um museu dedicado ao escritor na cidade e que é mantido pela Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), órgão da Secretaria de Estado de Cultura. “Podemos dizer que Euclides da Cunha, mesmo tendo lançado sua principal obra – Os Sertões – há 113 anos, continua mais atual do que nunca”, finalizou.

Outra intervenção foi feita por Matheus Lucas de Arruda Câmara, representando o grupo Juventude Cantagalense, que falou sobre a proposta de desmistificar Euclides da Cunha e sua obra para jovens. O grupo também exibiu um documentário sobre o escritor e seu envolvimento com Cantagalo, trabalho premiado na Semana Euclidiana realizada na cidade paulista de São José do Rio Pardo.

Já Alex Vieitas, do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), falou um pouco sobre seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha.’ O euclidianista também parabenizou a Secretaria de Cultura pelo termo de uso da Casa de Euclides da Cunha, a ser assinado com o Governo do Estado, e aproveitou para anunciar um novo trabalho para 2016, quando lançará um novo livro sobre Canudos (BA) e Euclides da Cunha.

Sarau foi realizado em frente à herma do escritor Euclides da Cunha, 
na Praça João XXIII, no Centro


Cristiane Robadey, secretária de Cultura, anunciou a reabertura da
Casa de Euclides da Cunha, através de termo de uso a ser
 assinado com o Estado.

Delegada da União Brasileira de Trovadores (UBT) em Cantagalo,
 Ruth Farah Nacif Lutterbach também participou do evento
















Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA