sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Programa federal 'Crack é possível vencer' certifica GM de Magé

Guardas municipais de Magé foram certificados pelo programa federal 'Crack é possível vencer' na solenidade realizada no Centro de Formação do projeto Bolsa Família em Piabetá. Ao todo, 48 guardas municipais e agentes de trânsito das secretarias municipais de Ordem Pública e de Transportes participaram do Curso de Capacitação de Profissionais de Segurança Pública realizado em 2014, que é uma qualificação reconhecida pelo Ministério da Justiça.

"Magé foi um dos primeiros municípios do estado do Rio a aderir e dar andamento ao projeto. Estamos adiantados dentro do plano de implantação do programa, com a rede de acolhimento integrada através de nossas secretarias", explica a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vaz Vidal.


O Programa 'Crack é possível vencer' tem três eixos de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Na prevenção, uma das ações é o Proerd, o Programa de Prevenção e Combate às Drogas desenvolvido na rede municipal de ensino pela parceria entre a Secretaria de Educação em conjunto com a Polícia Militar. Em 2014 foram 1,5 mil alunos impactados pela ação.


No cuidado, além da rede de atenção com o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Postos de Saúde da Família e o Centro Pop, a novidade é o Consultório na Rua:


- Em fevereiro começamos com o consultório na rua. Já temos uma grande cobertura do município com os PSFs (Postos de Saúde da Família), mas muitas vezes pessoas em situação de rua e usuários de drogas incomodam as outras pessoas. E a gente quer quebrar essa barreira. Mas essa certificação de vocês e principalmente a conduta do trabalho já mostra como aprenderam que o usuário é um doente e não um ladrão - declarou Marcos Rocca, coordenador de Sanidade Mental da Secretaria Municipal de Saúde e ponto focal do Programa 'Crack é possível vencer.


Coquinésio Afonso Pereira, guarda municipal certificado pelo programa, destacou o empenho do governo no projeto.  “Quero falar em nome da equipe que nós agradecemos o trabalho e o empenho da gestão do prefeito Nestor Vidal, que trouxe esse programa e qualificação”, disse ele que estudou junto com outros 47 guardas e agentes de trânsito, mais dois policiais militares do 34ºBPM.


"A equipe ainda vai receber o material de trabalho que estamos aguardando o envio do governo federal. Já cumprimos as etapas exigidas pelo programa, e avançamos nesse sentido", explica o secretário de Transporte, Sérgio Venâncio.


O próximo passo no programa é o recebimento dos equipamentos que vão ajudar a cumprir o terceiro eixo que é Autoridade. Carros, motos, armamento não letal e spray de pimenta para uso das equipes. O município também terá uma base móvel que vai auxiliar no monitoramento da cidade equipado com câmeras que tem capacidade de visualizar em 360º num raio 3 km, e para resposta às reações dos usuários da droga, com uso de instrumentos como as armas não letais e spray de pimenta.






Ascom


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA