sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Polícia faz operação em praias da Região dos Lagos para combater irregularidades

Ação tem o objetivo de coibir estacionamento em áreas de preservação ambiental

Policiais militares, com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deflagraram uma mega operação, na manhã desta sexta-feira, na Praia das Conchas, no Parque Estadual da Costa do Sol, em Cabo Frio. A ação, que contou com 120 homens e um helicóptero, teve como objetivo coibir o estacionamento de veículos na área de preservação ambiental da praia e localizar grileiros que estão invadindo áreas na Serra das Emerências, em Búzios. A ideia é manter o patrulhamento permanente no local.

A equipe ocupou trechos da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil. Segundo o comandante do 25º BPM, coronel Ruy França, a operação visa a dar solução definitiva para os problemas que estão pondo em risco os animais marinhos, a vegetação de restinga, as aves endêmicas e os sambaquis. A partir de agora, o estacionamento está sob o controle da prefeitura, que limitou o número de vagas para 500 veículos. O serviço era feito ilegalmente por flanelinhas, que permitiam que banhistas estacionassem nas restingas.
— Quando o estacionamento estiver lotado, funcionários da prefeitura estarão se comunicando através dos rádio e se movimentando com quadriciclos para informar que não temos mais locais disponíveis para os veículos. Uma retroescavadeira está sendo utilizada para obstruir um caminho feito por motoristas que não têm noção da destruição que estão realizando na área — disse o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, acrescentando que somente os donos e funcionários dos quiosques terão direito a estacionar de graça, além do período de carga e descarga.

O coronel José Maurício Padrone, da Coordenadoria Combate a Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente (Cicca), sobrevoou a área e disse que o Inea montou um centro de operações na Praia das Conchas para combater os crimes ambientais na região:
— A partir de hoje, a vigilância será permanente no local. Depois de décadas de reclamações, agora o estado e a prefeitura estão intervindo e não vai haver retrocesso, apesar da pressão de donos de quiosques. Cada instituição está fazendo o seu papel. A PM vai garantir o trabalho dos fiscais e dos guardadores da prefeitura. O Inea vai fazer um trabalho de educação ambiental, orientando os frequentadores para não deixar lixo na praia e não degradar o ambiente. Encontramos muito lixo na praia e nos acessos. A prefeitura está retirando. Agora este problema terá um fim – afirmou.

O secretário de Ordem Pública, Renato Vianna, garantiu que a guarda municipal ficará nos acessos às praias das Conchas, do Peró e da Ilha do Japonês até quando for necessário. Já a Guarda Marítima vai impedir a movimentação de lanchas e jet ski na área de preservação. A falta de guardas no controle do trânsito é a maior reclamação da população.













OGlobo



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA