terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Apagão deixa 580 mil clientes no Rio sem energia

A Light e a Ampla, concessionárias de energia que atendem o Estado do Rio de Janeiro, informaram na segunda-feira (19) que a interrupção de luz elétrica afetou cerca de 580 mil clientes — 400 mil (Light) e 180 mil (Ampla). O número, que inclui residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, é o total de contas de luz que foram atingidas pelo corte.
As concessionárias informaram que a interrupção de energia se deu por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema). A redução realizada pela Light foi de 500 megawatts e a da Ampla, de 100 megawatts.
O corte de energia efetuado pela Light, que atende 31 municípios do Estado (incluindo a capital fluminense), durou uma hora e 30 minutos — das 14h50 às 16h20. Já a interrupção praticada pela Ampla durou uma hora — das 14h55 às 15h55.
Às 19h30, a Light não havia informado as localidades que sofreram apagão. A Ampla informou que cerca de 180 mil clientes de 13 municípios (São Gonçalo, Saquarema, Petrópolis, Cabo Frio, Araruama, Campos dos Goytacazes, Iguaba, Mangaratiba, Duque de Caxias, Niterói, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Itaboraí) da área de concessão da companhia tiveram o serviço afetado.
Moradores do Rio de Janeiro falavam em redes sociais em apagões nos bairros de Realengo, Acari, Fazenda Botafogo, Recreio dos Bandeirantes, Padre Miguel, Pavuna, Taquara, entre outros.
No Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), faltou luz por cerca de uma hora e o gerador foi acionado para garantir o funcionamento dos CTIs e centro cirúrgico. Não houve problemas em relação aos pacientes. A energia foi normalizada às 15h30.
O shopping Nova América ficou sem energia por 40 minutos e operou com o auxílio de geradores. Por volta das 16h30, a assessoria de imprensa do estabelecimento informou que a energia foi restabelecida.
MetrôRio, a SuperVia e a Rodoviária Novo Rio informaram não terem sido afetados pela interrupção de energia. O Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, também não foi atingido.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que "foram registrados rápidos picos de luz em algumas unidades estaduais de saúde, sem prejuízo para o atendimento ao público".

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA