sexta-feira, 13 de março de 2015

Rio Rural testa drone que irá monitorar práticas sustentáveis em microbacias no Estado

Voo experimental do equipamento, resultado de parceria do governo do Rio e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, aconteceu em Nova Friburgo

Os drones, veículos aéreos não tripulados e controlados remotamente, que vem sendo utilizados cada vez mais em diversos setores, agora também serão usados no monitoramento ambiental em áreas rurais do Estado. Na quinta-feira (12) foram realizados os primeiros testes para utilização do equipamento em projeto de desenvolvimento tecnológico do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, em parceria com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa e universidades da Alemanha.
O voo experimental para marcação de rotas aconteceu na microbacia Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo, na Escola estadual agrícola Rei Alberto I, para uma plateia atenta de alunos, filhos de agricultores da região.
O drone, que permite fazer fotos e vídeos, inicialmente será utilizado para o mapeamento de ecossistemas no entorno das matas ciliares das microbacias hidrográficas da Região Serrana.
De acordo com a legislação, a vegetação à beira dos rios é área de proteção permanente (APP), de grande importância para a preservação dos recursos hídricos.
O equipamento, que veio da Alemanha, pesa cerca de um quilo e foi adquirido com recursos do governo alemão, através do Projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o
Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro - Intecral, que vem realizando ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no estado desde o ano passado, junto com o Programa Rio Rural.
Além do monitoramento dos recursos hídricos, o equipamento poderá ser usado no apoio à gestão de microbacias e ao manejo de práticas agropecuárias sustentáveis.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a parceria com as universidades alemãs estimula um ambiente de inovação, favorável ao desenvolvimento do setor agropecuário.
- Estamos trabalhando para adaptar tecnologias, inclusive aquelas que não são específicas do setor agrícola, como os drones, e colocá-las a serviço de quem vive no campo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e produtivas - afirmou.

Neste domingo (15), em Itaperuna, no Noroeste do estado, as equipes do Rio Rural e Intecral realizam o segundo teste com o drone.

O voo experimental para marcação de rotas aconteceu em Nova Friburgo

O drone será utilizado no monitoramento ambiental em áreas rurais do Estado

O drone pesa cerca de um quilo e foi adquirido com recursos do
governo alemão, através do Intecral









Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA