domingo, 1 de março de 2015

Cordeiro dá início ao projeto Lixo Eletrônico

A Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente, deu início ao Projeto Lixo Eletrônico, que tem como objetivo implantar o recolhimento desse tipo de resíduo e conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico produzido nas empresas, no comércio e nas residências da cidade.
Para colocar o projeto em prática, a Secretaria de Meio Ambiente firmou parceria com as cooperativas COOPCAROB (Cooperativa de Trabalho de catadores da Carobinha), COOTEARJ (Cooperativa coletores da Zona-Oeste) e COOPAMA (Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente).
O lixo eletrônico é uma acumulação de aparelhos eletrônicos que deixam de ser úteis, por estarem com imperfeição ou obsoletos.Seu descarte incorreto pode acarretar danos ao meio ambiente e à saúde humana, já que ele contém substâncias químicas em suas composições que podem acarretar contaminação de solo e da água e doenças graves em pessoas que os coletam em terrenos baldios ou na rua. Além disso, demoram muito tempo para se decompor na natureza.
No lixo eletrônico são encontradas substâncias como chumbo, cobre, mercúrio, cádmio, bário, alumínio, arsênio, cromo, níquel, zinco e prata. Podem ser descartados materiais de pequeno porte, como aparelhos de celular, baterias, estabilizadores, fontes de energia, HD externos, mouses, pen drives, roteadores, tablets, teclados e aparelhos telefônicos, bem como de médio e grande porte, como computadores completos, impressoras, monitores, notebooks, no-breaks, televisores, aparelhos de som, de DVD e de fax e videocassetes.
A coleta do material será feita pela Secretaria de Meio Ambiente, após contato por parte de empresários, comerciantes ou munícipes para agendá-la. Os telefones para contato são (22) 2551-0145, 2551-0616 e 2551-0593– Ramais 208 e 209. O lixo eletrônico será armazenado em recipientes específicos, na Usina de Reciclagem de Lixo, para posterior recolhimento pelas cooperativas que providenciarão o seu descarte correto e/ou reciclagem.
O secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, que é técnico em Gestão Ambiental, coordena o projeto ao lado da engenheira ambiental e sanitária Rhaquel Feijó Santos. Paulo Araújo explica que o lixo eletrônico não deve ser jogado em lixeiras comuns, embrulhado em jornais ou alocado em recipientes plásticos, pois isso não ajuda nada no processo.












Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA