sexta-feira, 13 de março de 2015

Prefeitura de Cordeiro prepara Usina de Lixo para voltar a operar

Desde o mês de abril do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro assumiu a Usina de Tratamento de Lixo - UTL e, diante dos inúmeros problemas a serem solucionados, decidiu terceirizar a sua administração, da mesma forma que fez com o Depósito Municipal de Animais.

O secretário Paulo Araújo informa que a Secretaria de Meio Ambiente vem cumprindo exigências do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) com o objetivo de obter a licença de operação do empreendimento público. Além de reformar a estrutura física e recuperar os equipamentos, a atual administração refez a parte elétrica da usina e estuda a realização de obras de ampliação, que segundo o secretário são importantes para o seu funcionamento.

No período noturno, feriados e fins de semana há um vigia no local. Durante o expediente comercial, o portão fica trancado e é necessário que a pessoa se identifique e informe o propósito da visita. Segundo Paulo Araújo, a medida evita invasões de animais de pastoreio, cães e porcos no pátio da UTL, bem como de pessoas não autorizadas que reviram o lixo para coletar material reciclável. “Também há pessoas mal intencionadas que ateiam fogo nos resíduos e despejam resíduos não permitidos no pátio da usina”, acrescenta o secretário.
Atualmente, 100% do lixo coletado na cidade são levados pelos caminhões até a UTL e alocados na área de transbordo, em caçambas metálicas da empresa responsável pelo aterro sanitário, com exceção do óleo saturado e do lixo eletrônico, que são destinados a cooperativas parceiras da Secretaria de Meio Ambiente, e do lixo hospitalar, que também recebe destinação diferenciada.
Paulo Araújo afirma que o processo para obtenção da Licença de Operação do INEA já se encontra em fase de conclusão. Quando a usina passar a operar, serão adotados os processos de reciclagem, inclusive com a participação de cooperativas de catadores, e compostagem do lixo orgânico para utilização em adubos. Apenas os rejeitos continuarão indo para o aterro sanitário, o que vai gerar economia para os cofres públicos.
Junto a este release publicamos fotos da UTL antes e depois das reformas promovidas pela atual administração.












Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA