terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ônibus Educativo de Prevenção à Dengue está em Rio das Ostras

População recebe informações sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor, Aedes Aegypti

Chegou a Rio das Ostras nesta terça-feira, dia 2, o ônibus educativo da Campanha Nacional de Combate à Dengue. Estacionado na Praça José Pereira Câmara até o dia 10, o veículo está aberto ao público, de 8h às 17h, que pode visitar o local para aprender um pouco mais sobre o mosquito da dengue, suas formas de reprodução e maneiras de prevenir a contaminação. Agentes e guardas sanitários do município estão no local para guiar os visitantes.
O ônibus educativo apresenta informações sobre a dengue, além de expor o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, em suas diferentes fases, em peças estão aumentadas 1.800 vezes. Os visitantes poderão observar o ciclo do mosquito também com lupas, em recipientes próprios, sem qualquer risco de contaminação.
Os visitantes saem conhecendo mais sobre a doença e suas formas de transmissão e se tornam, ainda, multiplicadores desse conhecimento. “Foi muito interessante poder ver de perto como se dá a proliferação do mosquito e ainda aprendi a me prevenir. É importante informar a população, para que todos façam sua parte”, diz Naiara Lemes de Jesus, que visitou o ônibus com a família.
Acompanhada do marido, Emerson de Oliveira e dos dois filhos, Luiz Gustavo e Luiz Felipe, a moradora de Rio das Ostras ainda lembrou que existem serviços na cidade que ajudam bastante na hora de descartar materiais que acumulam água parada.
“Muitos moradores não sabem que a Secretaria do Ambiente presta o serviço de recolhimento desse material, com dia e hora marcada, e isso ajuda bastante na hora de prevenir que o mosquito se prolifere”. Os filhos também mostraram que aprenderam a lição. “Vamos ajudar a nossa mãe a não deixar nada com água parada”, falou Luiz Gustavo.

COMBATE A DENGUE – A presença do ônibus educativo reforça as ações de prevenção à dengue e de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. A cidade é referência na Região no combate à doença e hoje tem um dos menores índices de infestação (0,5 - considerado baixo risco pelo Ministério da Saúde). O trabalho realizado pelo Município é permanente, com 100% de cobertura de visitação aos imóveis da cidade, e se intensifica na alta temporada, envolvendo moradores e turistas.
O Ônibus está percorrendo a Região dos Lagos e chega a Rio das Ostras vindo de Cabo Frio. O projeto é uma iniciativa da GRP - Ações Educativas Preventivas de Saúde Pública, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciativa privada e órgãos governamentais estaduais e municipais.






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA