sábado, 13 de dezembro de 2014

Alunos da rede municipal de ensino se destacam em Olimpíadas Nacionais de Educação

O investimento que a Prefeitura de Magé vem fazendo na Educação do município está dando resultado. Dezoito alunos da rede pública de ensino da cidade saíram vencedores das últimas Olimpíadas Nacionais de Educação. Os estudantes das escolas municipais concorreram com competidores não só de instituições públicas, mas também privadas de todo o país. O que comprova a melhora na qualidade do ensino municipal de Magé. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de deixar os alunos da rede no mesmo nível dos demais participantes do campeonato.

“O evento de premiação realizado pela prefeitura é um singelo agradecimento a essas crianças que superaram as suas dificuldades para se destacarem em uma disputa acirradíssima e voltaram premiadas para Magé, dignificando o trabalho do professor e o seu empenho dentro da sala de aula. Eu tenho certeza que todo o esforço da Secretaria de Educação foi recompensado com o número de alunos participantes das Olimpíadas de Educação. A cada ano, nós superamos as nossas expectativas. São iniciativas como essas que proporcionarão um futuro melhor para eles”, destaca a secretária municipal de Educação, Ângela Lomeu.

A cerimônia de premiação das Olimpíadas de Educação 2014 aconteceu na última quarta-feira (10), no auditório da Unigranrio. Centenas de pessoas lotaram o local para parabenizar os mageenses que representam o futuro da cidade. No início, os presentes cantaram o hino nacional e municipal. Em seguida, o coral “Arte e Voz”, regido pela professora Mônica Leal, se apresentou emocionando todos os convidados ao entoar a música “Conquistando o Impossível”, conhecida nacionalmente na voz da cantora gospel Jamily. Logo após, iniciou a entrega das medalhas e certificados aos campeões; e depois do encerramento da cerimônia, aconteceu uma confraternização com direito a muitos comes e bebes.

Saiba mais sobre cada categoria das Olimpíadas Nacionais de Educação e confira o nome dos alunos e das escolas da rede municipal de ensino de Magé que receberam medalhas na premiação:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - É organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas, privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Esta ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de só um ano letivo.

A Escola Municipal Vereador Geraldo Ângelo Pereira teve quatro medalhistas: Júlia Maria Vieira, Milene Medeiros e Rebeca Rodrigues Aguiar conquistaram medalha de prata e Jhonatan Will dos Santos ganhou medalha de bronze. A Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar e a Escola Municipal Doutor Francisco Rondinelli dividiram uma medalha de bronze do aluno Vinícius de Souza Moraes, que estudou um semestre do ano em cada uma delas. E a Escola Municipal Tiradentes teve uma medalha de ouro, conquistada pelo aluno Fabricio Alves Azevedo, e uma de bronze, do aluno Lucas dos Santos Michael.

Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) – É realizada anualmente pela UFC, UFPI e pela Associação Brasileira de Química e organizada pelo Programa Nacional das Olimpíadas de Química. Os participantes são alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares em todo o território nacional. A OBQJr tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências da Natureza, de modo especial a química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos e aptidão para as ciências.

A Escola Municipal Vereador Geraldo Ângelo Pereira recebeu a Menção Honrosa pelos alunos David Henrique de Oliveira dos Santos e Natan Andrade de Souza.

Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Ela acontece em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que elege as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec, e com parceria das ações do Conselho Nacional de Secretários de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o Canal Cultura.

Em Magé, a OLP premiou quatro alunos: Anne Karoline Marques da Silva, da Escola Municipal Mané Garrincha, premiada na categoria poema, Gabriel Iago Langa da Silva, da Escola Municipal Anayde de Mello Guimarães, premiado na categoria poema, Elaine de Araújo Andrade, da Escola Municipal Radamés Marzullo, premiada na categoria memórias literárias, e Alice Cardoso de Castro, também da Escola Municipal Radamés Marzullo, premiada na categoria crônicas.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – É uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2014, a OBMEP comemora a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.

Cinco estudantes mageenses receberam a Menção Honrosa do OBMEP: Eduardo de Almeida Barros Junior, da Escola Municipal Doutor Mário Pinheiro, Gabriel Maria Salerno, da Escola Municipal Gandur Assed, Shauany da Silva Thomaz, da Escola Municipal Professora Roseni dos Santos Silva, Layla Pereira da Costa, Escola Municipal Alzira Vargas, e Elizielma de Jesus Fernandes, da Escola Municipal Doutor Antônio da Rocha Paranhos.

Dezoito alunos da rede pública de ensino da cidade saíram vencedores das últimas
 Olimpíadas Nacionais de Educação



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA