quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Ciclone extratropical deve provocar chuvas e agitação marítima no Sudeste


Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil


A formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste do Brasil deve influenciar as condições do tempo entre sexta-feira (30) e domingo (1º), segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado pela Agência Brasil. O sistema deve se desenvolver sobre o oceano e permanecer afastado da costa, o que reduz o risco de ventos fortes em áreas continentais.

Apesar disso, o ciclone favorecerá a ocorrência de chuvas intensas e temporais, especialmente no estado de São Paulo, além do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em algumas regiões, os acumulados de chuva podem ser elevados, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transtornos urbanos.

Os principais impactos estão previstos para o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, onde pode haver agitação marítima, com ondas mais altas em áreas ao largo. As condições exigem atenção redobrada de pescadores, navegadores e praticantes de atividades náuticas.

O Inmet recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos oficiais e siga as orientações da Defesa Civil, principalmente em áreas vulneráveis a chuvas fortes e no litoral, onde o mar pode apresentar condições adversas.

C/ Agência Brasil

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA