![]() |
| Imagem: Freepik/Canva |
O Programa Gás do Povo começou a atender todas as capitais brasileiras na segunda-feira (26), ampliando o acesso gratuito ao gás de cozinha para famílias de baixa renda. Nesta nova fase, cerca de 950 mil novas famílias passam a receber o benefício, que pode ser resgatado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.
O programa, criado pelo Governo Federal, tem como objetivo garantir o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), essencial para o preparo de alimentos, e combater a pobreza energética, permitindo que as famílias economizem recursos que antes eram destinados à compra do gás. A expectativa é que, até março, a iniciativa esteja presente em todos os municípios brasileiros, beneficiando milhões de famílias.
Podem receber o benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário-mínimo, além de beneficiários do Bolsa Família. É necessário que o núcleo familiar tenha pelo menos duas pessoas e que os dados cadastrais estejam atualizados.
Diferentemente do antigo Auxílio Gás, que repassava valores em dinheiro, o Gás do Povo oferece a recarga gratuita do botijão de 13 kg, que pode ser retirada diretamente nas revendedoras credenciadas. O acesso ao benefício pode ser feito pelo aplicativo oficial, cartão do Bolsa Família, cartão da Caixa ou mediante apresentação do CPF do responsável familiar, com validação via código SMS.
Nesta etapa, passam a ser atendidas capitais como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Manaus, Florianópolis, Vitória, Cuiabá, Campo Grande, São Luís, João Pessoa, entre outras, ampliando significativamente a cobertura do programa em todo o país.
O Gás do Povo fortalece a política de proteção social, garantindo maior segurança alimentar e econômica às famílias de baixa renda e promovendo acesso mais justo a um serviço essencial.
C/ Governo Federal
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook
