Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana realizaram na terça-feira (25/02) uma visita institucional ao Centro Educacional Nosso Mundo (CENOM), em Natividade. A assistente social Renata Aparecida Moraes Cruz, a fonoaudióloga Adriana Luzia Jardim da Silva e o ouvidor Evandro Oliveira Carvalho participaram da constituição do primeiro Programa de Saúde Auditiva do Estado do Rio de Janeiro.
O programa abrange 37 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana. A assistente social apresentou as demandas do município. Uma delas é conseguir mais vagas nos próximos meses para atender bonjesuenses, já que a parceria com o CENOM é por meio de um consórcio.
Além disso, os servidores agradeceram o apoio, que fortalece a parceria com a instituição, e falaram do comprometimento da equipe em atender as necessidades dos portadores de deficiência auditiva e suas famílias. “É preciso integrá-los produtivamente ao meio familiar e social, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, explicou Renata.
Atualmente, a Coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde atende, aproximadamente, 360 usuários, entre crianças, adolescentes, jovens e idosos com perda auditiva bilateral. O atendimento é prestado juntamente com uma fonoaudióloga.
As técnicas foram aprendidas num curso de capacitação em Saúde Auditiva, com uso de próteses auditivas (aparelho de amplificação sonora individual- AASI), realizado pelo Centro de Especialização em Reabilitação II Auditivo e Intelectual do CENOM. O atendimento em Bom Jesus é feito na Clínica da Família Padre José Paulo.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook