![]() |
Foto: Divulgação |
O Ministério da Saúde anunciou no sábado (22) que o medicamento Zolgensma será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1. O fármaco, considerado uma das terapias gênicas mais caras do mundo, custa, em média, R$ 7 milhões por dose, mas será adquirido por um valor reduzido após negociação com a farmacêutica Novartis.
Os pacientes começarão a ser convocados na próxima semana para exames preparatórios nos 28 centros de referência para o tratamento da AME no SUS.
“Com esse acordo assinado, o Ministério da Saúde também publica hoje um protocolo clínico de diretrizes para que os médicos saibam como utilizar esse medicamento”, afirmou o chefe da pasta, Alexandre Padilha, em vídeo divulgado nas redes sociais ainda no sábado. “É a primeira terapia gênica que está sendo introduzida no Sistema Único de Saúde. O SUS passa a fazer parte de um pequeno clube de cinco sistemas públicos nacionais no mundo a oferecer esse medicamento para sua população.”
A compra do Zolgensma seguirá um modelo baseado em desempenho, ou seja, o pagamento pelo governo dependerá dos resultados obtidos no tratamento, monitorado por uma equipe especializada.
Brasil 247
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook