Cordeiro recebeu o primeiro encontro regional de Secretários de Agricultura da Região Serrana, reunindo representantes de diversos municípios para debater iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário.
O principal tema do encontro foi a criação de um Consórcio exclusivo para a Agricultura entre os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro. O Secretário de Agricultura de Cordeiro, Rodrigo Carmona, abriu a reunião destacando a importância da união entre as cidades. “Com planejamento conjunto, podemos fortalecer e ampliar o acesso a políticas públicas voltadas ao produtor rural”, afirmou.
Durante o encontro, os secretários compartilharam demandas e discutiram a adesão aos selos SISBI e SIM, que possibilitam o comércio de produtos agropecuários dentro e fora do estado. O Programa Mais Pecuária Brasil também esteve em pauta, abordando o melhoramento genético das raças bovinas para atender às exigências do mercado. Outros temas relevantes foram debatidos, todos com o objetivo de impulsionar a qualidade de vida e a produtividade no campo.
Estiveram presentes os secretários de Agricultura Vinícius da Silva (Cantagalo), Amauri de Arruda (Bom Jardim), Marcos Crespo (Conceição de Macabu), Mário Lessa (Trajano de Moraes), Joel de Simas (Sumidouro) e Rodrigo Carmona (Cordeiro), além dos subsecretários Emerson Portugal (Santa Maria Madalena) e Rogério Ortega (Cordeiro). Também participaram do encontro Marcelo Chagas, técnico agrícola de Duas Barras; Welington Neves, chefe de gabinete de Trajano de Moraes; Luiz Bueno, chefe administrativo de Agricultura de Trajano de Moraes; Lucas Erthal, coordenador municipal de inspeção de sanidade animal de Bom Jardim; Guilherme Dutra Muniz de Oliveira, veterinário do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Bom Jardim; Juarez Gonçalves, presidente da Apracor (Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cordeiro); e Ademir Daut, chefe da Defesa de Sanidade Animal da Emater Cordeiro.
Ao final do encontro, houve consenso entre os participantes sobre a importância da criação do Consórcio, que representará um avanço significativo para a agricultura fluminense.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook