A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio estratégico da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), redobra os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
As equipes atuam em bairros e distritos, realizando visitas domiciliares com eliminação de criadouros e tratamento focal; além da utilização do carro fumacê, quando necessário. Os técnicos ainda são preparados para realizar trabalho com bomba costal, além de realizarem trabalho de Educação em Saúde, com ações educativas e preventivas.
Por determinação do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – e do secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys, as equipes da CVAS trabalham realizando ampla varredura por onde passam, eliminando depósitos de água que possam servir como criadouros para o mosquito.
TODOS, NA LUTA CONTRA O MOSQUITO!
Tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; e verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
FALE COM A CVAS
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook