"Os segurados
poderão comparecer a uma agência dos Correios, onde um funcionário auxiliará no
requerimento via Atestmed e digitalizará o atestado médico e documentos para
enviar pelo aplicativo ou site Meu INSS", explica o INSS em nota.
Segundo o instituto,
atualmente, o INSS tem quase 1,6 mil agências no país e os Correios 11 mil
unidades. Entre elas, 7 mil (que são agências próprias) vão atender aos
segurados do INSS.
O INSS também anunciou a
realização do pré-requerimento de análise documental (Atestmed), do benefício
por incapacidade temporária pela Central de Atendimento 135, com até cinco dias
para apresentar os documentos.
Segundo o instituto, o
acordo com os Correios e os pré-requerimentos pela Central 135 são estratégias
para acelerar as concessões de auxílio-doença e, consequentemente, reduzir os
gastos do INSS com o pagamento de correção monetária decorrente de atrasos na
liberação do benefício.
O que é o Atestmed
O Atestmed é uma
ferramenta que permite a substituição da perícia médica presencial pela análise
documental em casos de benefícios com duração de até 180 dias. Atualmente, este
tipo de solicitação já como vai funcionar o pré-requerimento pela Central 135
Os servidores e
funcionários das Agências da Previdência Social (APS) vão receber a
documentação dos segurados que realizarem o pré-requerimento pela Central 135.
Para isso, é necessário que os segurados agendem o serviço pelo 135.
Para o atendimento,
segundo o documento, o segurado precisa ter em mãos atestado médico ou
odontológico e documento oficial com foto. Caso não esteja, poderá retornar em
outro momento com a documentação completa, observando-se o prazo limite de até
cinco dias a contar da data de protocolo do pré-requerimento.
Confira como deve ser o procedimento na agência
Para o protocolo de Atestmed deverá:
• entregar o comprovante ao interessado, prestando os esclarecimentos que forem
solicitados.
Para a complementação do pré-requerimento de Atestmed, realizado sem os documentos obrigatórios, deverá:
• digitalizar a documentação necessária;
• localizar o requerimento de "Auxílio por incapacidade temporária - análise documental" no Portal de Atendimento (PAT);
• incluir a documentação digitalizada no requerimento, atualizando o status da tarefa para "Pendente"; e
• entregar o comprovante de atendimento ao interessado.
O que deve ter no atestado
R7
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