A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue ampliando as ações de prevenção às arboviroses dengue, chikungunya e zika.
E entre as ações, a equipe de Educação em Saúde vem realizando verdadeiro mutirão educacional, junto a escolas da Rede Municipal de Ensino. Nos últimos dias as equipes já visitaram a Escola Municipal Theodomiro de Souza Coelho, Escola Municipal CIEP 467 Herriett Amado, entre outras unidades escolares.
O objetivo principal é minimizar a proliferação do Aedes aegypti em Itaperuna, e para que isso ocorra, a equipe tem atuado dia a dia nas escolas de forma incansável. Os técnicos de Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias foram designados para as ações e tem dado importante passo, no enfrentamento das arboviroses, conscientizando alunos e professores, sobre o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika no município.
MOBILIZAÇÃO ESCOLAR COMO TÁTICA DE PREVENÇÃO
Segundo o coordenador da CVAS Jose Mauricio Jorge, as ações desenvolvidas nas escolas servem como tática de mobilização de prevenção às arboviroses. “O ambiente escolar é um local propício para levarmos as mensagens educativas. Como os alunos estão ali para aprender, usamos isso como forma de multiplicação dessas mensagens juntos aos seus familiares”, explica.
Além de transformar os alunos em agentes multiplicadores contra o Aedes aegypti, a equipe segue trabalhando para sensibilizar a sociedade. “Contamos com a sensibilização da população, afinal, o combate ao mosquito é um dever de todos. Precisamos nos unir nessa guerra. Esse trabalho desenvolvido junto às escolas, é gratificante e tem produzido resultados no aumento da informação”, finaliza o coordenador.
FAÇA A SUA PARTE - Elimine água parada, mantenha caixas d'água fechadas, use telas nas janelas, aplique repelentes, limpe calhas regularmente, cuide dos recipientes de animais de estimação, evite acúmulo de lixo, promova a conscientização, participe de mutirões de limpeza, monitore áreas comuns. Vamos juntos fazer a nossa parte e combater o mosquito Aedes aegypti para proteger a saúde de todos!
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook