![]() |
Igreja de São Sebastião-Varre-Sai. Foto: Cris Isidoro / Diadorim Ideias |
Das 13 cidades que compõem a Região Noroeste Fluminense, 7 passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que define o recorte territorial a ser trabalhado, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo (Mtur). As ações pré-estabelecidas pelo MTur envolvem melhorias de infraestrutura, sinalização, promoção e atração de turistas para os diversos destinos turísticos do RJ. O anúncio foi feito pelo Ministério, responsável pela iniciativa, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), que promoveu diversos encontros de sensibilização com representantes das cidades, ao longo do mês de maio, com objetivo de orientar as etapas cadastrais.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressalta a importância do mapa para a consolidação dos destinos turísticos do interior.
– É fundamental que essas cidades estejam no Mapa do Turismo, pois significa que elas fizeram o dever de casa cumprindo as exigências do Ministério e hoje estão aptas a receber investimentos para promoção do turismo. Isso é importante não apenas para a atração de mais visitantes, mas também para o desenvolvimento dos municípios – explicou Tutuca.
![]() |
Raposo - Itaperuna |
Sobre o Mapa 2023
O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em 2004 e, a partir de 2022, passou a ser interativo e dinâmico, com consulta disponível de forma on-line. Para fazer parte, é necessário atender a uma série de pré-requisitos e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. Os municípios podem entrar para o Mapa a qualquer tempo, desde que cumpram com todos esses critérios exigidos pelo MTur. Contudo, uma vez inseridos no Mapa, todos os municípios precisam atualizar, anualmente, as informações e documentos necessários em um sistema próprio (SISMAPA).
Cidades já cadastradas:
ÁGUAS DO NOROESTE – APERIBÉ, BOM JESUS DO ITABAPOANA, CAMBUCI, ITALVA, ITAPERUNA, NATIVIDADE e VARRE-SAI.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook