segunda-feira, 3 de maio de 2021

Dez cidades do Noroeste fecharam o mês de março com mais admissões do que demissões





As medidas de restrição adotadas em março deste ano, não impediram que a indústria de Itaperuna tivesse o melhor mês em número de contratações desde o início da pandemia, em março do ano passado. Segundo análise da Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais, o grande setor de Indústria e Construção liderou a retomada com 108 novas oportunidades, enquanto o Comércio acumulou 32. Até então, os melhores índices da Indústria durante a pandemia tinham sido conquistados em setembro e outubro, com 82 vagas abertas.

No total do mês, a maior cidade do Noroeste Fluminense abriu 175 novas vagas, principalmente na atividade de construção de edifícios (+44). Santo Antônio de Pádua teve o segundo melhor saldo da região (+66), novamente por conta da Indústria (+44), tendo como atividade que mais gerou empregos a de aparelhamento e outros trabalhos em pedras (+28). Das 13 cidades da região, apenas três tiveram saldo negativo em março: Natividade (-28), São José de Ubá (-6) e Cambuci (-6).

“Os dados comprovam o fôlego da nossa indústria, mesmo num momento de adversidade. E a tendência é de que os índices positivos aumentem na mesma medida em que a vacinação avançar por toda a região”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

No recorte do trimestre, Comércio e Indústria “duelam” pela liderança nas contratações na região – respectivamente, com 248 e 229. Itaperuna (+198), Santo Antônio de Pádua (+145) e Itaocara (+75) puxam as contratações, principalmente pelas atividades de atendimento hospitalar (+51), comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção (+51) e confecção de peças de vestuário (+47).

“É provável que em abril, quando houve um período maior de restrições, haja uma redução na velocidade de recuperação. Mas a gente entende que essa velocidade é mais constante, uma vez que boa parte das interrupções já não acontecem mais. Então a tendência hoje é que tenhamos uma normalização nas contratações nos próximos meses”, disse o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA