terça-feira, 4 de junho de 2019

Vem aí a Feira de Trocas Sustentável de Pirapetinga com moeda própria, o PURI$

Nos dias de Feira de Trocas teremos toda uma programação
 o cultural e social para animar o evento



A Feira de Trocas Sustentável de Pirapetinga é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo que terá uma "moeda social" própria, denominada PURI$, com o objetivo de incentivar a economia solidária, a promoção da leitura e da sustentabilidade, em seu viés econômico, social e ambiental. Objetiva, ainda, a prática democrática de aproveitamento de livros, cd´s, dvds´s, discos de vinil, artesanatos, roupas, calçado, brinquedos, serviços e saberes diversos, possibilitando a troca e a circulação não apenas de bens reaproveitáveis, mas também de informações, cultura e solidariedade. Nos dias de Feira de Trocas teremos toda uma programação cultural e social para animar o evento.
O que é moeda social própria?
É uma espécie de dinheiro local impresso em papel moeda que será aceito na feira de trocas (e futuramente talvez em todo o comércio local, como acontece em outras cidades). Na nossa feira o nome do dinheiro é PURI$ (cujo símbolo é P$) em homenagem aos primeiros habitantes de Pirapetinga.
Como funciona?
Você leva alguns produtos, serviços ou saberes para trocar no dia, local e horários combinados para acontecer o evento.
Chegando lá você se cadastra na "Banca da Feira" e já receberá um pagamento em PURI$ por alguns produtos que a própria banca vai lhe comprar, assim você já começa o evento com P$ no bolso.
Você expõe seus produtos em uma mesa, toalha, canga ou expõe cartazes com seus serviços mostrando os preços em P$ (PURI$) bem visíveis para que outras pessoas se interessem por seus produtos e possam comprá-los lhe pagando em P$ ou lhe propor trocas.
Você visita as bancas de outras pessoas, podendo propor-lhes trocas ou comprar algo com o seu P$ que você tem no bolso desde que chegou, pois a sua primeira venda já foi pra banca.


Quase no final do evento a banca colocará à venda todos os produtos que ela comprou dos participantes no momento da inscrição, assim você terá oportunidade de comprar mais produtos com os P$ que você ganhou de outras vendas, ou se não vendeu nada e não quer voltar com P$ para casa poderá tentar comprar de volta o objeto que você mesmo vendeu.
Desta forma, é grande a chance de voltar para casa com novos produtos, diferentes dos que você trouxe, mesmo sem ter trocado diretamente, ou, de você ter conseguido adquirir serviços e saberes sem gastar nem um real. Caso lhe sobre P$ no bolso, basta guardar para a próxima feira de trocas.
Participe
É muito legal trocar bens, serviços ou saberes, seja uma receita caseira, frutas, sementes, mudas, plantas, artesanato, roupas, livros, objetos, aulas de violão, corte de cabelo, serviço de babá, cuidar do gato, um carreto ou uma solução como formatar um computador. Tem muita coisa que podemos oferecer e obter sem precisar de moeda oficial. Todo mundo aprende novidades, e costuma ser bem divertido.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA