Com o Decreto Nº 005/2017, o prefeito Luciano
Batatinha declarou Situação de Emergência Econômico-Financeira em Cordeiro,
ratificando a situação financeira delicada do município. Na medida, fica clara
a determinação limitando despesas no Poder Executivo, já que a previsão de
técnicos da área econômica é que a queda nas arrecadações se mantenha ao longo
de 2017.
Obrigado a conter gastos para equilibrar as contas
da administração com o cenário caótico encontrado, Luciano decidiu pelo
cancelamento de eventos tradicionais, como Carnaval e Festival de Folias de
Reis, e de repasses subvencionais às instituições do município. Dessa vez, a
medida adotada não é popular, mas extremamente necessária diante dos últimos
acontecimentos, e diz respeito aos estudantes universitários.
Na quarta-feira, 18, o secretário de Educação, Luiz
Antônio Cavalheiro, abordou o tema ‘transporte universitário’. Acompanhado do
secretário interino de Trânsito, Ailton Taveira; da secretária de
Desenvolvimento Social, Letícia Reis; e da representante do Conselho
Administrativo do Transporte Universitário (CATU), Patrícia Rodrigues, ele
concedeu entrevista relatando os esforços para manter a gratuidade do
transporte coletivo para os estudantes universitários. Contudo, a escassez de
recursos nesse momento de recessão e os altos custos dos serviços inviabilizam
a gratuidade, segundo o secretário, mantida por afinidade, já que a obrigação
legal da Secretaria de Educação é somente o Ensino Básico, que se encontra em
situação de precariedade desde o ano passado, com falta de merenda escolar,
material didático e transporte seguro para os alunos da Rede Pública Municipal.
No ano passado foram gastos pela Prefeitura de
Cordeiro cerca de R$ 500 mil com o transporte universitário. Ainda assim houve
insatisfação quanto à qualidade dos serviços prestados pela empresa e os alunos
chegaram a deflagrar uma greve. Assim sendo, para garantir a excelência dos
serviços e minimizar impactos nas contas do município, chegou-se à conclusão de
que seria impossível manter o pagamento integral do transporte, que será
efetuado temporariamente de forma diferente: a Administração Municipal arcará
com 50% dos custos. Os outros 50% ficarão sob responsabilidade dos estudantes
ou de seus responsáveis legais, pagos de acordo com os dias em que o transporte
for utilizado.
Terão gratuidade, garantida através de decreto, no
entanto, os estudantes que comprovadamente forem julgados incapazes socialmente
de arcar com a mensalidade. Isso se aplica aos casos em que o pagamento
interfira drasticamente no orçamento familiar. “Para julgar os casos, será
feita minuciosa avaliação sócio-econômica através da análise de documentos e
visitas domiciliares para que haja um relatório deferindo ou não a
gratuidade”,expôs Letícia Reis, secretária de Desenvolvimento Social.
Caberá ao CATU, que faz a triagem e o
acompanhamento do transporte universitário, cuja presidente é usuária dos
serviços, realizar o cadastramento dos estudantes universitários, que poderão
fazê-lo no Centro Administrativo, na antiga Delegacia de Polícia, entre os dias
23 e 27 de janeiro, das 11 às 17 horas, quando serão entregues as fichas de
solicitação de vagas. De 30 de janeiro a 03 de fevereiro as fichas deverão ser
devolvidas ao CATU. No local também serão repassadas informações detalhadas
sobre a decisão. “Sabemos que não é a mensagem ideal, mas é a real situação do
município e o que podemos fazer nesse momento. De nada adiantaria o serviço
gratuito de péssima qualidade que gerasse os problemas sérios constatados no
ano passado”, concluiu Luiz Antônio.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook