quinta-feira, 5 de março de 2026

Saúde de Italva em Capacitação em PrEP e PEP




A Secretaria Municipal de Saúde de Italva, no dia 03 de março, esteve presente na capacitação sobre PrEP e PEP, promovida pela Gerência de IST/AIDS da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

A capacitação teve como objetivo fortalecer as ações de prevenção ao HIV, ampliando o conhecimento técnico das equipes de saúde e qualificando ainda mais o atendimento à população.

O que é PrEP?

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é uma estratégia de prevenção ao HIV indicada para pessoas com maior risco de exposição ao vírus. Consiste no uso diário de medicamento que reduz significativamente as chances de infecção.

O que é PEP?

A PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida de urgência utilizada após uma possível exposição ao HIV, devendo ser iniciada em até 72 horas. O tratamento é feito por 28 dias e reduz o risco de infecção.

Após essa capacitação, o município de Italva passará a contar com a dispensação de PrEP e PEP, ampliando o acesso à prevenção, fortalecendo a rede de cuidado e reafirmando o compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida da população.

Seguimos avançando na prevenção, no cuidado e na promoção da saúde.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA