sábado, 21 de março de 2026

Italva recebe fiscalização do Ministério da Agricultura em novas lavouras de café conilon




Na manhã da última quarta-feira (18/03), a Prefeitura de Italva realizou uma visita técnica às recém-implantadas lavouras de café conilon no município. A ação contou com a presença de José Ferreira Pinto, representante do Ministério da Agricultura, e teve como foco principal a fiscalização e a conferência da aplicação dos recursos públicos destinados ao fortalecimento da cafeicultura local.

Investimento e Parcerias

O projeto foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Christino Áureo. O objetivo central é o incentivo à criação de unidades produtivas de café conilon, oferecendo uma nova alternativa econômica para os agricultores da região.

A iniciativa é resultado de uma cooperação técnica robusta que envolve:

Prefeitura de Italva e Secretaria Municipal de Agricultura;

EMATER-RIO (Assistência técnica e extensão rural);

SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).



Foco no Produtor Familiar

Durante a visita, o prefeito Léo Pelanca enfatizou que o projeto vai além do plantio, focando na diversificação da renda do produtor rural familiar. "Estamos construindo o futuro da cafeicultura em Italva, garantindo que o homem do campo tenha tecnologia e suporte para prosperar em novas atividades", destacou o prefeito.

As lavouras contam com acompanhamento especializado em todas as etapas, desde a implantação até a condução técnica, garantindo a eficiência do investimento.

Presenças Técnicas

Além da comitiva municipal e do Ministério da Agricultura, participaram da vistoria:

Hugo Siqueira, assessor técnico do SENAR Rio;

Oto Pinheiro e Wagner Nascimento, representantes da EMATER-RIO;

Samuel Lopes, técnico do ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do SENAR;

Mayra Rosalino, representando a Secretaria Municipal de Agricultura e Estradas Vicinais.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA