Uma parceria entre a Cedae, por meio do programa socioambiental Replantando Vida, e a secretaria municipal de Meio Ambiente de Itaperuna garantiu o plantio de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica às margens do Rio Muriaé, em Itaperuna, na segunda-feira (23/3).
A ação é parte de projeto de restauração de uma área de 4 hectares (40 mil metros quadrados) no Morro dos Médicos. Ao todo, 8 mil árvores devem ser plantadas na região. Todas as mudas foram produzidas nos viveiros mantidos pela Companhia.
Reforço no Norte/Noroeste
Desde 2025, a Cedae trabalha para ampliar as ações de restauração ambiental nas regiões Norte e Noroeste, que registram a menor cobertura florestal do estado do Rio. Além de buscar parcerias com os municípios, a Companhia inaugurou em dezembro do ano passado, em Itaperuna, o viveiro João Paulo Tinoco, localizado no presídio Norberto Ferreira de Moraes.
Com a nova unidade, a expectativa é ampliar o número de participantes do programa na região dos atuais 39 para 60. O Replantando Vida utiliza a mão de obra de apenados para a produção e plantio de mudas, entre outras atividades. Em troca, além de capacitação e treinamento, os integrantes recebem um salário-mínimo nacional e a redução de um dia de pena para cada três de trabalho.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook
