segunda-feira, 25 de setembro de 2023

CVAS reforça ações de combate ao Aedes aegypti em Itaperuna




Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde, através de constantes ações da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), segue trabalhando no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Os trabalhos desenvolvidos por agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, seguem dia a dia com o ciclo de atividades e ações de campo, nos bairros e distritos. As equipes realizam vistorias nas residências, com intuito de promover a eliminação de focos e possíveis locais que possam servir de depósitos de água parada.

Segundo Adriano Azevedo, coordenador da CVAS, essas ações são de fundamental importância no combate ao mosquito.

“Nossos agentes reforçam diariamente as ações em campo, visando eliminar criadouros do mosquito. Porém, para que as nossas ações tenham êxito, é necessário que cada morador faça a sua parte, evitando o acúmulo de lixo, além de guardar materiais inservíveis que possam se transformar em depósitos de água parada. Não jogue lixo em terrenos baldios ou em locais inadequados e mantenha sempre, sua casa e quintal, limpos”, reforça Adriano!

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

MEDIDAS DE PRECAUÇÃO

É fundamental tomar medidas de precaução para evitar a presença desses mosquitos e reduzir o risco de infecção. Estes são alguns cuidados que você deve ter:

- ELIMINE CRIADORES: o Aedes aegypti se reproduz em recipientes com água parada. Verifique regularmente sua casa e arredores em busca de objetos que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas, garrafas vazias, calhas entupidas e recipientes em geral. Elimine esses criadores ou mantenha-os sempre secos.

- MANTENHA CAIXAS D'ÁGUA VEDADAS: certifique-se de que a caixa d'água esteja bem vedada para evitar a entrada de mosquitos. Também é importante limpar a caixa d'água regularmente.

- USE REPELENTES: aplique repelentes contra insetos na pele exposta, especialmente durante os horários de maior atividade do mosquito, que são ao amanhecer e ao entardecer.

- USE ROUPAS ADEQUADAS: use roupas de manga longa e calças compridas, especialmente se estiver em áreas onde há mosquitos.

- TELAS NAS JANELAS E PORTAS: instale telas em janelas e portas.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA