segunda-feira, 18 de setembro de 2023

HemoRio e Suderj atualizam número de bolsas de sangue arrecadadas em campanha solidária





O HemoRio e a Suderj atualizaram, na noite de domingo (17/09), os números da campanha “Sangue, amor e paixão”, que incentivou a doação solidária. Ao todo a ação arrecadou 257 bolsas de sangue, batendo o recorde histórico de doações no domingo, com média de 40 bolsas. O numero também representa o dobro do que é coletado durante a semana, com uma média de 180 bolsas.

Muitos torcedores do Flamengo marcaram gols de solidariedade ao comparecer à sede do HemoRio. Foram 100 convites distribuídos para os primeiros torcedores da fila.

O HemoRio abriu os portões às 7h para o início da coleta. Os primeiros doadores foram recebidos pela Banda do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que executou o hino oficial do Flamengo no pátio da unidade, em um clima de muita animação e solidariedade.

Todos os doadores foram encaminhados ao setor de triagem para entrevista prévia antes da doação. Aqueles que não conseguiram chegar a tempo receberam um presente em forma de agradecimento: foram distribuídas 200 camisas temáticas da campanha. Os convites são cortesias, com venda proibida.

Representante do HemoRio, o médico clínico Vicente Januzzi enfatizou a importância da iniciativa, que reforçou os estoques da unidade. “Domingo é o dia em que registramos o menor movimento da semana aqui no HemoRio. As doações hoje vão ajudar muito a melhorar os nossos estoques. Realizamos a distribuição para cerca de 200 hemocentros. Durante os dias da semana, o hemocentro coleta, em média, 180 bolsas. Já no domingo, só recebe um terço, em torno de 40 bolsas. Queremos estimular a doação regular, independente da iniciativa”, ressaltou.

O presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Renato de Paula, comemorou o sucesso da ação. “É muito importante multiplicar a cultura de doação de sangue. Queremos levar para a população que ela pode salvar até quatro vidas com uma bolsa de sangue. Independente de mimo ou não é fundamental entender que para salvar vidas basta esse ato de solidariedade.”

A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da CET-Rio.

Atenção às normas para doar sangue

Para quem já é doador

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

Para quem nunca doou

A idade é entre 16 e 60 anos.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA