Crédito foto: Divulgação / SES-RJ |
A médica Claudia Mello assumiu, na terça-feira (12/09), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Ela foi nomeada para substituir o ortopedista Dr. Luizinho, que reassume seu mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília. Claudia Mello é servidora pública concursada da secretaria há 23 anos, e ocupava o cargo de subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde.
- Só tenho a agradecer ao Dr. Luizinho pelo trabalho realizado em benefício da Saúde do Estado do Rio. Luizinho tem uma grande capacidade administrativa. É incansável e cirúrgico na identificação dos problemas e na busca de soluções. Portanto, nada mais natural do que aceitar a sugestão dele de nomear a Dra. Cláudia Mello, seu braço direito, para dar continuidade ao trabalho que tanto benefício tem trazido para a população - declarou o governador Cláudio Castro. Ele destaca entre as realizações da gestão de Luizinho a ampliação do Samu para todos os municípios do estado; a construção do Rio Imagem Baixada e a reforma das Upas e da rede hospitalar.
Médica geriatra, Claudia é especialista em gestão de vigilância sanitária e em segurança do paciente. É servidora estatutária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ), desde 2001. Já ocupou diversos quadros técnicos dentro da secretaria, entre eles o comando da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (em 2023 e de 2018-2021) e foi superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do RJ (2017 a 2019); onde atuou desde 2001. Também é representante na Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, desde 2017.
Primeira mulher servidora pública a assumir a Secretaria de Estado de Saúde do RJ, Claudia diz que substituir o médico Dr. Luizinho será o maior desafio de sua carreira.
- Não tenho palavras para expressar esse sentimento. Sinto um imenso orgulho, mas também um frio na barriga porque sei da importante missão que terei pela frente, em substituir o amigo, Dr. Luizinho, pessoa por quem tenho grande admiração, não só pela capacidade de trabalho, mas pelo espírito arrojado e realizado - disse Claudia Mello.
A nova secretária destacou ainda que pretende consolidar as ações já implantadas este ano pelo Governo do Estado na área da Saúde como a ampliação do SAMU e abertura de novos leitos e ofertas de vagas na rede estadual para redução de filas de espera por atendimento, modernização do atendimento especializado, e ampliação de estruturas para exames de diagnósticos por imagem como o Rio Imagem Baixada, mamógrafo móvel e instalação de tomógrafos e aparelhos de ressonância nas unidades.
Também dará continuidade aos projetos iniciados pelo seu antecessor como, os hospitais estaduais de tratamento oncológico na região Serrana e na Baixada Fluminense, e ainda contribuir para que projetos como o Acolhe, de prevenção à gravidez precoce na adolescência, sirvam de exemplo não só no Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook