segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Secretário macuquense prestigia inauguração de pomar em Trajano





Atento aos movimentos ambientais regionais, o secretário de Meio Ambiente de Macuco, Firmo Daflon, na última quinta-feira, dia 03 de agosto, acompanhado do diretor de Fiscalização Urbana, André Jardim, prestigiou a inauguração do tão aguardado Pomar de Sementes da Floresta Estadual José Zago, no vizinho município de Trajano de Moraes, fruto de uma valiosa parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Localizado num espaço de belíssimo visual, o pomar abrigará mudas de espécies nativas, que servirão de base para pesquisas e melhoramentos genéticos. “Trata-se de um passo para preservação e restauração da biodiversidade. A colaboração dos órgãos especialistas possibilitará estudos avançados sobre espécies presentes no pomar, observando sua adaptação, desenvolvimento e potencial para futuras aplicações em projetos de reflorestamento e conservação em nossa região”, aposta o secretário macuquense, ativista contumaz das questões relacionadas ao ‘verde regional’.

Dentre as personalidades estiveram Julia Bochner, diretora da DIBAPE (Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas); Ângelo Zago, responsável pela Floresta Estadual José Zago; Zuleica Moreira, chefe do SESEM/INEA (Serviço de Sementes e Mudas); representantes da EMBRAPA; do Instituto de Pesquisas Ambientais de São Paulo (IPA); e ambientalistas dos municípios, todos entusiasmados com o potencial da iniciativa para a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade no interior fluminense.

O pomar representa um marco regional importante na conservação da biodiversidade e espera-se que novas descobertas e progressos sejam alcançados, impulsionando esforços conjuntos em prol do meio ambiente e oferecendo soluções para os desafios enfrentados pela natureza. A presença de autoridades de diferentes instituições demonstra a relevância do projeto e a união de esforços para um futuro mais sustentável e consciente. “A inauguração representa um compromisso conjunto para a proteção do patrimônio natural do Rio de Janeiro e, potencialmente, do país, um passo adiante em direção a um ecossistema mais saudável e resiliente”, concluiu Firmo.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA