O Dia dos Pais deve movimentar
R$ 631 milhões no varejo do Estado do Rio de Janeiro, volume 3% superior ao
registrado no ano passado, que foi de R$ 612,5 milhões. Entre os segmentos de
maior rendimento estão os de vestuário, calçados e acessórios, utilidades
domésticas e eletroeletrônicos, e de produtos de perfumaria e cosméticos. A
estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(CNC).
– O Dia dos Pais é a quarta
data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro. E o
aquecimento do varejo confirma a confiança de consumidores e empresários na
melhoria, cada vez maior, da economia fluminense, sinalizada pela geração de
empregos e renda que temos promovido, por meio da atração de investimentos e de
novas empresas para o Rio de Janeiro – afirma o governador Cláudio Castro.
De acordo com o
secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços,
Vinicius Farah, a melhor perspectiva nas vendas deverá refletir-se nas
contratações de trabalhadores temporários.
– A contratação temporária por
necessidade de mão de obra em datas comemorativas é sempre importante para o
mercado de trabalho, pois muitas vezes é uma possibilidade de efetivação –
explica o secretário Vinicius Farah.
Segundo o levantamento da CNC,
em todo o país, o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2023 deverá alcançar
R$ 7,67 bilhões – uma alta de 2,2% em relação à mesma data de 2022. Para
atender à demanda sazonal das vendas, são esperadas 10,38 mil vagas temporárias
segundo expectativa da CNC. Se confirmado, este seria o maior contingente
de trabalhadores temporários contratados nos últimos nove anos, com uma média
salarial de R$ 1.599 – alta de 1,8% em comparação com o mesmo período de 2022.
Hiper e supermercados e lojas de vestuário devem ser os que mais contratarão
temporários.
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