quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Pádua realiza a 1ª Conferência sobre Inclusão Autismo


Foto: Redes Sociais/Eliana Blanc


Por Simone Gargano


Aconteceu no último dia 19, a 1ª Conferência sobre Inclusão Autismo no auditório do IFF. A Conferência foi aberta com a execução do Hino Nacional e do Hino à Pádua.

O evento contou com um grande público e teve como objetivo informar e sensibilizar a comunidade sobre as características, os desafios e as potencialidades das pessoas com autismo.



As palestras foram ministradas por Keyla Blank De Cnop, Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ‘O novo conceito da pessoa com deficiência, a proteção que o diagnóstico confere, o caminho da conscientização’; Leon Gomes, ‘Políticas públicas voltadas para o direito e proteção da pessoa com deficiência’; Ester Elias, Mãe atípica e advogada Maternidade e Rede de Apoio; Mariana Gambini, psicopedagoga Clínica, ‘Intervenção precoce no TEA’; Joyse Dias, advogada e presidente da Comissão de Direitos da pessoa com Deficiência ‘Autismo em sua essência: Por quais caminhos seguir?’, Joédiva Muniz, vó atípica, pedagoga e ativista da causa autista em Pádua ‘As delícias e os desafios do TEA’; Jaqueline Supriano, neuropsicopedagoga especialista em Inclusão escolar de alunos com TEA, coordenadora do NAIE; Eliana Blanc, vereadora ativista e autora da lei municipal sobre autismo.

As palestras abordaram o tema relacionando as vivências pessoais dos palestrantes com autistas, incluindo algumas evidências científicas sobre o assunto. Situações do cotidiano da pessoa autista, no contexto família, escola e vida em sociedade. Exemplos, e informações foram fornecidos ao público presente. Pais, professores e demais participantes esclareceram dúvidas e buscaram entender sobre personalidades, direitos e lidar com o preconceito com as pessoas autistas.



A vereadora Eliana, idealizadora do projeto agradeceu ao prefeito Paulo Roberto Pinheiro pela atenção e sensibilidade à causa autista, e agora viabilizando o que dispõe a Lei 4.215 de sua autoria, sobre a carteira e selo dos autistas garantido assim direito de preferência nos atendimentos e assentos e gratuidade nos transportes públicos, além de criar um sistema de melhor controle e atenção eficaz no município.

Estiveram presentes, o prefeito municipal Paulo Roberto, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Claudinéia Cardoso, os secretários de Saúde, Dr. Rafael Lyons e Educação Cilimar, a vereadora Eliana Blanc, Ana Paula, diretora da Apae e mães, pais, familiares das crianças e adultos autistas.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA