terça-feira, 15 de agosto de 2023

Apagão de energia afeta vários estados

 



Um apagão de grandes proporções foi registrado na manhã desta terça-feira (15). Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a interrupção de energia elétrica ocorreu por volta das 8h31 (horário de Brasília).

A queda brusca de carga afetou todas as regiões do país. “Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, disse o ONS.

O ONS explica que a ocorrência provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre elas. O Sul e o Sudeste também ficaram sem luz, segundo o ONS, devido a uma ação controlada “para evitar a propagação da ocorrência”.

O órgão afirmou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até as 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos. “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, salientou o ONS.

Monitoramento do ONS mostra queda brusca na geração de energia na manhã desta terça



Para o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a causa do blecaute não deve ser climática, uma vez que os reservatórios responsáveis pelo abastecimento das hidrelétricas operam normalmente, mesmo no Nordeste (a região mais árida do país).

O Ministério de Minas e Energia, chefiado por Alexandre Silveira, abriu uma sala de situação para coordenar a retomada do fornecimento de energia e apurar as causas do apagão. Em nota, a pasta informou que a equipe do ministério está trabalhando para que a carga seja “plenamente restaurada o mais breve possível”.

Infomoney

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA