terça-feira, 4 de maio de 2021

Fiocruz é autorizada a produzir o insumo da vacina AstraZeneca

A produção será destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Foto: Fiocruz


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção do IFA, que é a matéria-prima para a fabricação de vacinas. Com isso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está autorizada a produzir a Astrazeneca em escala comercial. E mais, totalmente feito aqui no Brasil.

Na sexta-feira (30), a Anvisa recebeu os dados do estudo de imonugenicidade da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Imunogenicidade é a capacidade que a vacina tem de estimular a produção de anticorpos no organismo e de verificar por quanto tempo permanecem ativos. Ou seja, quanto tempo a pessoa fica imune depois de tomar a vacina. Esses testes estão sendo feitos em voluntários que já tomaram a vacina, na etapa 3, e são importantes para complementar os estudos. Aliás, ele é fundamental para o pedido de registro – provisório ou definitivo – da vacina.

Neste fim de semana o Brasil vai receber mais quatro milhões de doses da Astrazeneca. Essas vacinas chegam por meio do Covax Facility, o consórcio mundial liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Ministério da Saúde, até o final deste mês, serão entregues no total 34,5 milhões de doses de vacina, sejam Astrazeneca, Coronavac ou da Pfizer, além, claro, das adquiridas pelo Covax Facility.

EBC

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA