segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Ford decide encerrar toda operação fabril no Brasil

 As operações de Camaçari, na Bahia, de Taubaté, interior de São Paulo, e da Troller, no Ceará, serão fechadas ainda em 2021


Ford decidiu encerrar toda sua operação fabril no Brasil. Em comunicado na tarde desta segunda-feira, 11, a montadora informou que irá atender os clientes por meio das operações da Argentina, Uruguai e outros mercados.

Com isso, a companhia deve encerrar ainda em 2021 as operações das fábricas de Camaçari, na Bahia, a de Taubaté, no interior de São Paulo, além da unidade da Troller em Horizonte, no Ceará. A Ford não é só a pioneira global da indústria automobilística, como também a primeira montadora a instalar uma operação fabril no Brasil em 1919, no bairro da Mooca, capital paulista.

“A Ford encerrará a produção à medida em que a pandemia de covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e da redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, informou em nota.

No comunicado, a companhia afirma que a marca atenderá a região “com seu portfólio global de produtos” e que planeja “acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados”.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, com a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda, informa a empresa. Já a fábrica dos jipes Troller, em Horizonte, continuará operando até o quarto trimestre de 2021.

Ao todo, a Ford Brasil tem 6.171 funcionários, sendo 1.652 em Taubaté, São Paulo e Tatuí; 4.059 na Bahia e 460 no Ceará, porém, nem todos devem ser demitidos, restando uma pequena parte no escritório central da companhia.

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA