quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Projeto estadual fortalece a cafeicultura fluminense

Programa visa fomentar a produção de cafés especiais



A produção de cafés especiais no Noroeste fluminense, que nas últimas quatro safras cresceu de 10% para 35%, ganhou um incentivo para ampliar ainda mais sua participação na cafeicultura do estado e alavancar a atividade nos municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, expandindo a oferta de produto de melhor qualidade e com mais retorno financeiro para os produtores. A Secretaria de Agricultura – através do programa Rio Rural, Emater e Pesagro – o Sebrae-RJ e as prefeituras dos municípios envolvidos firmaram um termo de cooperação para o fortalecimento da cadeia produtiva do café na região.

O projeto, que prevê ações até 2019, tem seu principal foco na capacitação dos produtores, com a realização de cursos técnicos, Dias de Campo, além da participação dos cafeicultores em eventos técnicos do segmento e visitas a áreas de produção em outros estados. O objetivo é o ganho de produtividade, sustentabilidade e ampliação do volume de produção de cafés especiais.

O secretário de Agricultura, Jair Bittencourt, enfatizou a importância do programa Rio Rural para a reestruturação da cafeicultura no Noroeste, com os investimentos já realizados em equipamentos e capacitação de pequenos produtores de café.

– Ao desenvolvermos esse projeto com os nossos parceiros, estamos aumentando as oportunidades para os produtores e fortificando a economia da região – disse o secretário.

O polo cafeeiro da Região Noroeste responde pela produção anual de 250 mil sacas de café beneficiado, envolvendo mais de dois mil e quinhentos produtores em área superior a 10 mil hectares.

O Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café da Região Noroeste Fluminense conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Porciúncula, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).



COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe