A concessionária Ecoponte realizará a maior obra da Ponte Rio-Niterói
desde sua inauguração, há quase 45 anos. A Alça de Ligação da Ponte com a Linha
Vermelha sairá da Reta do Cais, na altura do pórtico 3, e seguirá a partir do
Arsenal de Guerra do Exército com conexão à Linha Vermelha na altura do Parque
Alegria. O trecho terá 2,5 km de extensão em trecho elevado, duas faixas de
rolamento, e deverá gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos.
Inicialmente, conforme previsto no edital de concessão da Ponte, o
traçado da Alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa
a remoção de diversos túmulos, e desapropriação de 300 imóveis. A
concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo
traçado, já autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O novo traçado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do
Estado do Rio e ANTT, provocará impacto social mínimo, pois reduzirá
substancialmente o número de desapropriações de imóveis particulares e não
passará mais pelo Cemitério.
As obras deverão começar em janeiro de 2018. A concessionária está em
tratativas avançadas com a Prefeitura do Rio para emissão das licenças
necessárias para instalação do canteiro de obras. A Prefeitura do Rio criou um
grupo de trabalho para discutir as intervenções na Zona Portuária e um comitê
exclusivo para tratar da Alça de Ligação com a Linha Vermelha.
Além de oferecer uma ligação direta da Ponte para a Linha Vermelha, a
Alça deverá melhorar a saída da Ponte para Avenida Brasil e entorno: cerca de
20% do fluxo da Ponte em direção ao Rio acessa a Linha Vermelha pela Brasil, o
que corresponde a 15 mil veículos por dia.
Obras da Avenida Portuária também começarão
Ao iniciar a construção da Alça, a Ecoponte começará também a construir
a Avenida Portuária, via exclusiva para veículos de carga que seguem pela
Avenida Brasil em direção ao Cais do Porto. Com 3,2 km de extensão, a Portuária
terá 2,5 km de trecho compartilhado com a Alça e sairá de Manguinhos e se
estende até o portão 32 do Cais do Porto. A via terá duas faixas de rolamento,
sendo uma para cada sentido, e estimativa de tráfego de 2,6 mil veículos de
carga por dia. Os investimentos para a construção da Alça da Linha Vermelha e
da Avenida Portuária serão de cerca de R$ 450 milhões e as obras deverão ser
realizadas até maio de 2020.
Os trechos elevados terão gabarito mínimo de 5,5 metros de altura, e
cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura. Os novos trechos serão
incorporados à Ponte Rio-Niterói e ficarão sob responsabilidade da Ecoponte,
que estenderá todos os seus serviços a ambos (monitoramento por câmera,
atendimentos médico e mecânico, manutenção, etc).
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