domingo, 5 de fevereiro de 2017

Organização antecipada evita dor de cabeça na declaração do Imposto de Renda


Separar documentos e fazer rascunho evita erros e
 dores de cabeça com o Fisco
Foto: Marcelo Carnaval


A 25 dias do início da entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017, os contribuintes já podem se preparar a fim de evitar dor de cabeça diante do Leão. A dica, segundo especialistas, é separar todos os documentos necessários para o preenchimento do formulário e, antecipadamente, fazer o rascunho da declaração, preenchendo-o com as informações tributárias que já estão em mãos, para facilitar o envio da versão final a partir de 2 de março.
Para o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, é interessante que as pessoas se preparem com antecedência para declarar o IR.
— Quanto mais preparado o contribuinte estiver, melhor, já que os primeiros dias são os mais interessantes para o envio, por dois motivos: quem entrega o acerto de contas com antecedência recebe sua restituição antes. Além disso, em caso de problemas, o contribuinte tem tempo para resolvê-los, evitando a necessidade de uma declaração retificadora, depois do prazo de entrega.
A Receita Federal deverá liberar, na semana anterior ao carnaval, o programa oficial para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016). O download estará disponível no site do órgão. Os contribuintes têm até 28 de abril para entregar o formulário de ajuste anual, podendo apresentá-lo pelo modelo completo ou pelo simplificado.
A declaração do Imposto de Renda pode ser feita pelo computador e enviada via internet (www.receita.fazenda.gov.br), por tablets e smartphones, ou por meio de aplicativo, baixado pela página do Fisco.

Mordida anual do Leão

Um dos principais tributos brasileiros, o Imposto de Renda é recolhido aos cofres públicos com base nos redimentos mensais. No início de cada ano, para efeito de declaração à Receita Federal, a empresa (no caso do trabalhador da iniciativa privada) ou o órgão público ao qual o servidor é vinculado informa ao trabalhador o montante recebido no ano anterior.
Este ano, esses empregadores terão até o dia 27 de fevereiro para entregar o informe aos funcionários. Como a data cai no meio do carnaval, na prática, a liberação deverá acontecer até o dia 24.
Em 2016, ficaram isentos de recolher imposto quem recebeu até R$ 1.903,98 mensais. Os assalariados têm o IR retido na fonte (descontado do contracheque).




Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA