quarta-feira, 4 de maio de 2016

Saúde promove capacitação para mais cinco agentes comunitárias de saúde


Durante cinco dias – segunda, dia 25, a sexta-feira, dia 29 –, a Secretaria de Saúde de Cantagalo ofereceu um curso de capacitação para agentes comunitárias de saúde (ACS). Segundo a secretária de Saúde Vânia Huguenin, que esteve participando do encerramento do curso na tarde desta sexta-feira (29), na sede da Vigilância em Saúde, a capacitação teve como objetivo preencher uma vaga de ACS para a microárea Santo Antônio, ligada à Unidade Básica de Saúde da Família Manoel Francisco de Paula Bon (Tatico), localizada na parte baixa do bairro São José e que também atende a vários bairros adjacentes.

– Além disso, também convidamos outras duas agentes de Santa Rita da Floresta, segundo distrito, uma da microárea Beirut e outra da microárea Homero Ecard, que complementaram o curso realizado antes. Quanto à microárea Santo Antônio, há apenas uma vaga, mas três candidatas aprovadas no processo seletivo realizado pela Prefeitura foram convocadas para o treinamento. Duas delas, já capacitadas, ficarão no cadastro de reserva – explicou.

Durante pequeno discurso no encerramento, Vânia Huguenin lembrou que a qualificação é a última fase do processo seletivo antes da convocação. Ela também destacou a importância do trabalho dos ACS e enalteceu o fato desse profissional ser morador da microárea onde atuará.

Na cerimônia de encerramento, as agentes e candidatas participantes apresentaram uma pequena encenação que utilizou o teatro para mostrar um pouco do que aprenderam durante os cinco dias de curso.

Os agentes comunitários de saúde são a ponta da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que conta com oito equipes no município, responsáveis pela cobertura de 100% do território. São esses profissionais os responsáveis pelos contatos diretos com os usuários do sistema público de saúde, garantindo a atualização de todo o sistema e facilitando o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe da ESF.

Além da secretária Vânia Huguenin, que representou o prefeito Saulo Gouvêa, também acompanharam a cerimônia a coordenadora de Atenção Básica da Estratégia de Saúde da Família, Ana Paula Bergamini; a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Eva Moura Carvalho; e do coordenador Geral de Atenção à Saúde, Esdras Gil.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA