quarta-feira, 4 de maio de 2016

Governo discute a implantação de parques aquícolas no estado do Rio

Ação visa planejamento, ordenamento e implantação da aquicultura em águas públicas


Visando desenvolver a aquicultura (produção de organismos aquáticos) em águas públicas, o Governo do Estado, através da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), participou, no último dia 29, da primeira reunião do projeto. O objetivo é implantar parques aquícolas, voltados para a cadeia produtiva, gerando emprego e renda, capacitando os atores envolvidos, e estimulando a produção de pescado.

-Estamos à disposição para subsidiar a elaboração e discutir participativamente este estudo. Todas as instituições aqui reunidas desenvolvem ações sinérgicas para o desenvolvimento do setor aquícola no estado – disse o diretor de Pesquisa e Produção da Fundação, Augusto Pereira.

Para a implantação no estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) contratou a empresa Aquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda, e os consultores Luciano Hermanns e Gilberto Manzoni apresentaram o cronograma de execução e os principais produtos técnicos a serem entregues no estudo que visa coordenar e orientar a instalação de áreas e parques aquícolas, e projetos produtivos, demonstrativos e de pesquisa em aquicultura em águas da união.

Além de Augusto, da Fiperj participaram: a assessora de Diretoria de Pesquisa e Produção, Ana Carolina Iozzi, os analistas de recursos pesqueiros André Araújo e Micheline Marcon e o extensionista Bruno Plastina.

Também fizeram parte da primeira discussão do projeto: do Mapa, Túlio Arantes da Coordenação de Aquicultura Marinha/Brasília, Maria Paula Almeida da Secretaria de Aquicultura e Pesca/RJ, e Celso Merola e Ana Cristina Reis da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário/RJ; do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Eduardo Moraes da Coordenação Estadual do Programa de Gerenciamento Costeiro; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabrinni Monteiro, coordenador técnico do projeto "Fortalecimento da Aquicultura e Pesca no RJ", desenvolvido em parceria com a Fiperj e o Mapa; da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, Marcelo Lacerda, gerente de maricultura da Secretaria de Pesca e Aquicultura; e da Igara Consultoria em Aquicultura e Gestão Ambiental, Júlio Avelar, consultor do projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA