terça-feira, 9 de junho de 2015

Secretaria Municipal de Agricultura faz coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Agricultura, realizou durante toda esta terça-feira, 9, em Vargem Alta, a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. Na ocasião, foram disponibilizados dois caminhões-caçamba e uma pick up, além de técnicos do Ceasa – mercado produtor na cidade – que conduziram o trabalho.

A iniciativa teve o objetivo de recolher o material nas propriedades agrícolas da região visando criar consciência ambiental, causar menos impactos ao meio ambiente e preservar a saúde da população.

A proposta é que a ação se estenda durante os próximos meses até outras localidades do município a fim de que o material não se acumule, sobretudo de maneira indevida, ou seja descartado de forma irregular.
De acordo com o secretário da pasta, José Carlos Siqueira, dar destinação correta às embalagens é um item fundamental para que o produtor rural esteja em dia com a lei. “De acordo com a lei, as embalagens de agroquímicos usadas devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra. Além disso, agir corretamente neste caso significa diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente”, enfatizou Siqueira.

O material recolhido foi levado para o Ceasa e, posteriormente, será enviado ao Paraná, onde servirá na confecção de tubos corrugados para passagem de fios de luz. Ao terem um destino controlado, as embalagens podem ser enviadas para a reciclagem ou para a incineração industrial e, com isso, contribuírem para o desenvolvimento rural sustentável.




Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA