sábado, 6 de junho de 2015

Governo do Estado defende regionalização dos serviços de saúde

Fortalecer os consórcios municipais de saúde promovendo maior integração entre as prefeituras. Esse foi o objetivo do Governo do Estado ao idealizar, através da Secretaria de Saúde, o I Seminário Estadual de Consórcios de Saúde do Rio de Janeiro, realizado sexta-feira, 29 de maio, no auditório Unilasalle, em Niterói.

Sensibilizando os gestores do setor e fazendo-os compreender a importância da formação de consórcios intermunicipais, a administração fluminense aposta em resoluções conjuntas para as crescentes demandas relacionadas à saúde pública. Trata-se de uma forma de cooperação para o enfrentamento das dificuldades diárias dos gestores municipais na busca pela garantia da atenção integral à saúde.

Além disso, tal adoção redundaria em economia e agilidade para o poder público administrar a saúde nas cidades. Com o pacto entre as prefeituras e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, os municípios teriam mais alternativas na regulação dos serviços de saúde, aumentando a oferta para as populações.

        O governador Luiz Fernando Pezão, que abriu o seminário reconheceu os esforços das prefeituras na manutenção e aprimoramento dos serviços de saúde, destacando que um estado só é forte se seus municípios estiverem fortalecidos. “Vamos prosseguir valorizando a atenção básica. A população está cada vez mais exigente e temos também que reconhecer o quanto se está fazendo pela saúde pública”, relatou o governador.

         O secretário estadual de Saúde Felipe Peixoto, lembrou que através dos consórcios é possível definir linhas de atuação para que os serviços de saúde possam ser disponibilizados para as cidades associadas. “Contamos com exemplos assim no estado. Neste seminário, estamos mostrando experiências bem sucedidas nos consórcios existentes no Rio de Janeiro e também nos outros estados”, afirmou Felipe Peixoto.

    O seminário recebeu representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes de consórcios do estado. Especialistas de Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul apresentaram experiências de sucesso na gestão de consórcios intermunicipais. Debates relacionados à legislação e financiamento de recursos para consórcios foi um dos temas. Também foi levantada a possibilidade de atuação de consórcios na gestão de hospitais dos municípios associados, além da racionalização de recursos visando definir focos essenciais na saúde pública de cada região e suas particularidades.

      As próximas etapas acontecerão em reuniões de trabalho regionais, assim como visitas aos consórcios já existentes, ampliando e fortalecendo as experiências. 









COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA