sábado, 6 de junho de 2015

Secretaria do Ambiente celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente na Lagoa Rodrigo de Freitas

Atividades de lazer e educação ambiental celebraram o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), na manhã da última sexta-feira, no Espaço das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O evento promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a empresa Furnas Energia e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), teve como objetivo despertar o olhar da sociedade para o potencial do lixo que é descartado de forma inadequada no ambiente.

A exposição da coleção de moda sustentável, projeto da SEA, a mostra fotográfica de golfinhos e baleias do Instituto Maqua, e a realização de oficinas de educação ambiental para crianças foram algumas das atrações que chamaram a atenção de quem passava pela ciclovia, próxima ao Parque dos Patins, na Lagoa.

A série de atividades teve início com uma Caminhada Ecológica de cerca de 1km que serviu alertou aos frequentadores do local sobre os prejuízos que o lixo pode ocasionar.

“Temos que ter a consciência que todo dia é Dia Mundial do Meio Ambiente.

Essa caminhada é importante para chamar a atenção da importância desse dia. Esse espaço vai ser um grande foco de atividades de exposição. A ideia é de que seja um espaço para população participar com ideias sustentáveis, um laboratórios de projetos. A população tem que entender que o lixo que chega à Baía de Guanabara ou nas lagoas não aparece lá sozinho. Nós temos um grande exemplo aqui que é um violão feito com todo resíduo que era jogado na Baía por nós, cidadãos”, disse o subsecretário de Políticas de Educação Ambiental, Fábio Lins e Silva.

Os visitantes também puderam apreciar a exposição Casa Sustentável, com dicas para economia de energia no ambiente doméstico; o projeto Ecomoda, com roupas e acessórios confeccionados a partir de materiais reciclados, e ainda saborear produtos orgânicos comercializados por agricultores familiares da área do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação.

As atividades também contaram com a realização de um flash mob no meio da ciclovia, realizado por agentes ambientais da SEA, que serviu para despertar ainda mais a curiosidade de pedestres e ciclistas para a iniciativa de mobilização ambiental.

O estilista e coordenador do projeto de moda sustentável, Almir França, ressaltou a importância de se pensar no reaproveitamento total dos produtos, além dos materiais mais comuns como a PET e as latinhas de alúminio:
“A gente esquece do processo de produção da roupa. É preciso pensar a questão ambiental para outros espaços, esquecemos o quanto essa roupa polui. Outros insumos já deram seus ponta-pés e, agora, precisamos pensar na roupa, no mobiliário. Muitas pessoas pensam no conceito do lixo virar luxo no campo criativo, outros no campo da questão ambiental. Eu prefiro pensar no campo comercial. As grandes marcas já vêm dialogando isso há muito tempo. Pensar que algumas peças, depois de prontas, são comercializadas e o consumidor fica fascinado com elas, e só depois percebe que aquilo é um produto reaproveitado. Eu acho que esse é o grande caminho”, afirmou o estilista.

A aposentada, Lidia Fiuza, foi passear na Lagoa Rodrigo de Freitas com o neto e aproveitou para fazer uma pausa no Espaço das Águas, "ele (o neto) está se divertindo com os brinquedos recicláveis, temos que cuidar melhor da Baía de Guanabara e a população precisa ajudar também".

O Espaço da Águas fica aberto durante toda a semana das 9h às 16h. O evento terá continuidade durante o mês de junho com workshops, oficinas para alunos da rede estadual, exposições com convidados e um grande desfile de moda no sábado (27/6).







Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA