quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal de Cantagalo na reta final

Objetivo é promover ações específicas para cada localidade, conforme apontar o estudo


A Secretaria de Saúde de Cantagalo, através da Coordenação de Saúde Bucal, está na reta final da segunda etapa das ações estratégicas de prevenção e combate às doenças da boca, conforme apontou o Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, realizado em 2013 (10 de agosto a 30 de outubro), quando a equipe esteve visitando as escolas municipais e estaduais e avaliando crianças na faixa etária de 7 a 14 anos.

– Esse levantamento teve como principal objetivo diagnosticar quais áreas têm piores índices de saúde bucal e quais têm os melhores números. A partir desse levantamento, foi elaborado um plano de ação para melhorar os índices não satisfatórios indicados, que é o que estamos fazendo agora, nessa segunda etapa do projeto, que também está sendo concluída – explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Aretuza Pires.

Na manhã da última terça-feira, 7 de outubro, a equipe esteve atendendo no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, no Centro, quando os alunos receberam palestra sobre a prevenção das doenças da boca, fluoretação tópica e orientação prática sobre escovação, o que também envolveu os professores e demais profissionais da escola.

– Esse trabalho está nos levando a planejar ações estratégicas a serem realizadas por todas as equipes de saúde bucal do município nas escolas onde os estudos foram feitos. A meta é modificar os índices diagnosticados no levantamento que será realizado em 2015. Com esse programa, vamos mudar as condições de saúde bucal dessas crianças – declarou Aretuza Pires.

Durante o trabalho, os estudantes também são orientados a procurar a unidade básica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de casa para fazerem uma visita ao consultório odontológico. Essas crianças também têm prioridade de atendimento, conforme o seu turno de estudo.

– É importante ressaltar que todas as escolas do município estão recebendo a visita das equipes de saúde bucal das unidades básicas de saúde. A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cantagalo procura manter todas as equipes trabalhando em sintonia e motivadas – declarou a coordenadora.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA