quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FIRJAN aponta expansão da atividade produtiva no Noroeste Fluminense



Produção ficou acima da média histórica. Empresários da
indústria seguem otimistas para os próximos seis meses


As indústrias do Noroeste Fluminense apresentaram expansão da atividade produtiva no terceiro trimestre de 2014. Os dados são da Sondagem Econômica Regional, divulgada pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) na última quarta-feira, dia 29. A pesquisa varia de zero a cem para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 pontos indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.

O indicador “Volume de Produção” fechou em 51,2 pontos, acompanhado pelo crescimento do “Volume de Empregos”, com 52,3 pontos. Ambos os indicadores ficaram abaixo de suas médias históricas – 46,6 e 49, respectivamente. Diante do avanço do nível de atividade produtiva, os “Estoques” caíram e fecharam o período abaixo do planejado, indicando que os empresários entrevistados foram surpreendidos pela demanda ocorrida no trimestre.

Por outro lado, as condições financeiras da indústria no Noroeste permanecem insatisfatórias. Embora tenham superado suas médias históricas, os indicadores “Situação Financeira” e “Margem de Lucro” continuaram indicando retração. O “Acesso ao Crédito” também seguiu insuficiente, ainda que menos do que no trimestre anterior.

Industriais estão otimistas
para os próximos seis meses

Apesar das condições financeiras adversas, os empresários da indústria na região mantêm boas perspectivas para os próximos seis meses. A expectativa é alta na “Demanda por Produtos”, mesmo indicando a menor expansão dos últimos três anos. Esperam ainda um aumento na “Compra de Matéria-prima” e manter o “Número de empregados”.

Participaram da Sondagem Econômica empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre-Sai.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA