sábado, 4 de outubro de 2014

Outubro Rosa: Magé na luta contra o câncer de mama

Para conscientizar a população mageense, a prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, adere a campanha “Outubro Rosa” e promove durante todo o mês, uma vasta programação sobre a prevenção e a importância dos exames de detecção do câncer de mama, colo de útero e saúde da mulher, além de palestras com debates sobre o assunto nos 62 Postos de Saúde da Família (PSFs) em todos os distritos do munícipio.
O câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais atinge mulheres no mundo, e faz mais de 1,67 milhões de vítimas por ano, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS). Para combater este mal, há cinco anos é celebrado mundialmente o “Outubro Rosa”, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce da enfermidade. Nesta edição, a intenção é derrubar o mito de que a doença é uma sentença de morte e reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor à vida.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Em 2013, estima-se que tenham surgido 57.120 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma, que no Sudeste atinge 71 mil pessoas, no Sul 70 mil, no Centro-Oeste 51 mil, e no Nordeste 36 mil. Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente 21 mil, ficando apenas atrás do câncer do colo do útero 23 mil
Quais os sintomas da doença?


Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos na axila. Vale lembrar que o autoexame não é confiável, por isso é extremamente necessário o acompanhamento médico.

Detecção Precoce

É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer para dectar o problema, que pode aparecer na paciente devido a primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos, além disso, mulheres que tem mãe ou irmã com a doença antes dos 50, ou histórico familiar de câncer de mama bilateral ou no ovário, fazem parte do grupo de risco e devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos. As formas mais eficazes para a detecção precoce são o exame clínico e a mamografia.
Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.
Exame Clínico das Mamas (ECM)

Quando realizado por um médico ou enfermeira capacitado, podem detectar o tumor de até um centímetro, se superficial. O exame deve ser feito pelo menos uma vez ao ano por mulheres entre 40 e 49 anos, nas principais redes de saúde.
Mamografia

A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM), que visa a melhorar a qualidade dos 3,5 milhões de exames realizados anualmente (dados de 2012) no Brasil e aumentar a segurança no uso dos mamógrafos nos serviços públicos e privados do país. O programa tem caráter obrigatório para os mais de quatro mil serviços de mamografia em operação no País.
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fases iniciais muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.
É realizada em um aparelho de raios-X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável, aliás, essa é a menor das dores, por isso, previna-se!


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA